<b>Avaliação da educação em saúde recebida pela pessoa com estoma intestinal na perspectiva da clínica ampliada</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.18806

  • Débora Poletto Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Fátima Educação, Caxias do Sul, Brasil.
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde as Pessoas em Condição Crônica (NUCRON/UFSC).
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde, Estomia, Humanização da assistência.

Resumo

Pesquisa avaliativa qualitativa com o objetivo de avaliar a prática de educação em saúde recebida por pessoas com estoma intestinal na perspectiva da Clínica Ampliada e Compartilhada. Os participantes foram 10 pessoas que realizaram a cirurgia de estomia. A coleta de dados ocorreu no período de 10 de janeiro a 30 de junho de 2011 através de duas entrevistas semiestruturadas com cada participante, sendo uma com 30 dias e outra com 90 dias após a alta hospitalar. Análise foi feita em quatro etapas: apreensão, síntese, teorização e recontextualização. Como resultados, temos três categorias: Reconhecendo o estoma e seus cuidados, aborda o impacto após a cirurgia e o enfrentamento da condição; Compartilhando decisões, que trata as possibilidades dos profissionais de saúde em respeitar o poder de decisão da pessoa com estoma sobre seu próprio corpo e tratamento; e Retornando às atividades cotidianas, na qual conhecemos o processo e as dificuldades para a reinserção social. Percebemos que as orientações não seguem um padrão, que a atenção permanece apenas nos aspectos clínicos, sendo a perspectiva da Clínica Ampliada e Compartilhada pouco realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Poletto, D., & Silva, D. M. G. V. da. (2014). <b>Avaliação da educação em saúde recebida pela pessoa com estoma intestinal na perspectiva da clínica ampliada</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.18806. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 262 - 270. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.18806
Seção
Artigos originais