<b> Elementos ecossistêmicos da saúde do trabalhador portuário e seu processo de trabalho / Ecosystemic elements of the health of dockworkers and the work process

  • Marlise Capa Verde de Almeida Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/Saúde – da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Enfermeira Técnica do Laboratório Socioambiental de Saúde do Trabalhador e Laboratório De Práticas em Enfermagem FURG. Rio Grande (RS), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde - LAMSA.
  • Mara Regina Santos da Silva Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Família, Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- GEPEFES. Rio Grande (RS), Brasil.
  • Anelise Miritz Borges Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Saúde da Escola de Enfermagem da FURG. Bolsista FAPERGS. Membro do Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde - LAMSA.
  • Laurelize Pereira Rocha Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da FURG. Membro do Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde - LAMSA.
  • Marta Regina Cezar-Vaz Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associado IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA.
Palavras-chave: Enfermagem, Organização do Trabalho, Trabalho.

Resumo

Trata-se de um artigo de reflexão teórica cujo objetivo foi apresentar a inter-relação de elementos ecossistêmicos do processo de trabalho portuário na produção de riscos à saúde do trabalhador. Para a identificação desses elementos, utilizou-se o referencial teórico de Serge Frontier, ao qual se aplicou a teoria da derivação. Foi possível compreender o porto como um ecossistema complexo, organizado, hierarquizado e diversificado, por meio da relação estabelecida entre os trabalhadores, a partir da multifuncionalidade expressa em suas práticas e instrumentos de saber. Tais características submetem-nos à exposição ambiental geradora de riscos à saúde, em nível individual e coletivo. O conhecimento dessa realidade de trabalho instrumentaliza a Enfermagem para a produção de comportamentos ecológicos/ecossistêmicos com enfoque na identificação dos riscos ambientais, contribuindo, assim, para a conservação e a manutenção da saúde do trabalhador portuário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-12-02
Como Citar
Almeida, M. C. V. de, Silva, M. R. S. da, Borges, A. M., Rocha, L. P., & Cezar-Vaz, M. R. (2014). <b&gt; Elementos ecossistêmicos da saúde do trabalhador portuário e seu processo de trabalho / Ecosystemic elements of the health of dockworkers and the work process. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 764 - 769. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.19109
Seção
Artigos de reflexão