<b>Significados do cuidado no contexto da deficiência física</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.19199

  • Daniely Beatrice Ribeiro do Lago Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Servidora Pública da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá- Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Saúde e Cidadania - GPESC.
  • Sonia Ayako Tao Maruyama Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Membro do GPESC.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência, Cuidado, Cuidadores, Família, Enfermagem.

Resumo

Estudo qualitativo-exploratório desenvolvido com o objetivo de compreender o cuidado no contexto da deficiência física, na perspectiva da pessoa que vivencia esta condição, de sua principal cuidadora familiar e de profissionais de enfermagem. O contexto se dá com pessoas vinculadas a uma instituição pública de saúde que atende exclusivamente pessoas com deficiência, uma jovem com deficiência física, a mãe, que é a cuidadora familiar, e três profissionais de enfermagem. Os dados coletados por meio de entrevista e submetidos à análise temática possibilitaram visualizar que o cuidado na perspectiva da pessoa com deficiência é um “se cuidar” que dá relevância à sua identidade. Para a mãe, o cuidado envolve a busca pela independência da filha, e para os profissionais de enfermagem, o cuidado integra valores sobre sua família e sua vida. Os significados presentes em cada perspectiva revelam que se tende à integração de momentos, a movimentos e temporalidades, associam projetos de vida, visualizam-se responsabilidades produzidas em interação e que, ao mesmo tempo, que a otimizam, enriquecem os sujeitos e seus horizontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Lago, D. B. R. do, & Maruyama, S. A. T. (2014). <b>Significados do cuidado no contexto da deficiência física</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.19199. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 372 - 380. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.19199
Seção
Artigos originais