<b>Fatores associados à hipertensão arterial sistêmica e ao diabetes mellitus em idosos rurais / Factors associated with systemic arterial hypertension and diabetes mellitus in rural elderly</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.19408

  • Darlene Mara dos Santos Tavares Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Ana Luísa Nunes Marques Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista de Iniciação Científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Pollyana Cristina dos Santos Ferreira Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Professora Substituta do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Nayara Paula Fernandes Martins Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Flavia Aparecida Dias Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Palavras-chave: Idoso, Hipertensão, Diabetes Mellitus, População Rural

Resumo

Os objetivos deste estudo foram descrever as características socioeconômicas, de saúde e hábitos nutricionais de idosos com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus e identificar os fatores associados à presença destas morbidades, entre idosos da zona rural de Uberaba-MG. Trata-se de um estudo analítico e transversal entre 84 idosos com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Realizou-se entrevistas com questionários. Utilizou-se análise descritiva e regressão logística (p<0,05), por meio do software SPSS 17.0. Predominaram idosos do sexo feminino, com 60├70 anos, casados, 4├8 anos de estudos e renda de um salário mínimo. As morbidades prevalentes foram: problemas de visão, de circulação, cardíacos e obesidade. A maioria referiu retirar a gordura da carne, raramente consumir alimentos industrializados e/ou frituras, não acrescentar sal após o alimento estar pronto, consumir doce raramente ou nunca, utilizar óleo vegetal para cozinhar, sedentarismo, não ser tabagista, nem etilista. O sexo feminino e o excesso de peso permaneceram como preditores da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus; o consumo de álcool e o tabagismo apresentaram-se como fatores protetores. Ressalta-se a necessidade de ações em saúde no espaço rural, visando à promoção da saúde e a prevenção de agravos entre esses idosos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Tavares, D. M. dos S., Marques, A. L. N., Ferreira, P. C. dos S., Martins, N. P. F., & Dias, F. A. (2013). <b>Fatores associados à hipertensão arterial sistêmica e ao diabetes mellitus em idosos rurais / Factors associated with systemic arterial hypertension and diabetes mellitus in rural elderly</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.19408. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 662 - 669. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.19408
Seção
Artigos originais