<b>Representações sociais de mulheres profissionais do sexo / Social representations of female sex workers about Aids

  • Olívia Dias de Araújo Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Enfermagem. Professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí.
  • Inez Sampaio Nery Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí.
  • Claudete Ferreira de Souza Monteiro Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí.
  • Maria Eliete Batista Moura Doutora em Enfermagem. Professora Associada III da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
Palavras-chave: Aids, Prostituição, Enfermagem.

Resumo

 

O estudo objetivou apreender as representações sociais da AIDS elaboradas por mulheres profissionais do sexo. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, realizado em cinco casas noturnas de Teresina, com 30 mulheres profissionais do sexo. Os dados foram coletados no período de outubro de 2008 a janeiro de 2009, por meio da técnica de grupo focal, processados no software Análise Lexical Contextual de Conjunto de Segmentos de Textos e analisados pela classificação hierárquica descendente com base na Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicaram quatro categorias, a saber: 1- Sentimentos relacionados à AIDS; 2- Posicionamento de mulheres frente à AIDS; 3- Uma doença do outro e 4- Atitude protetiva relacionada à AIDS. Os resultados mostram a representação social da AIDS como uma doença do outro, incurável e fatal. Essas representações indicam um perfil de vulnerabilidade à AIDS, a partir do distanciamento da doença e informações estereotipadas sobre as formas de contágio.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Araújo, O. D. de, Nery, I. S., Monteiro, C. F. de S., & Moura, M. E. B. (2014). <b&gt;Representações sociais de mulheres profissionais do sexo / Social representations of female sex workers about Aids. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 714 - 721. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.20380
Seção
Artigos originais