<b>Implicações da condição crônica da criança para sua família / Implications of chronic condition of the child for its family

  • Maria Elizabete de Amorim Silva Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Isabelle Pimentel Gomes Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, Enfermeira da Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW/UFPB.
  • Amanda Narciso Machado Enfermeira, Residente de Enfermagem em Saúde da Criança no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP.
  • Elenice Maria Cecchetti Vaz Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense - UFF, cedida como Colaboração Técnica à UFPB.
  • Altamira Pereira da Silva Reichert Enfermeira, Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB.
  • Neusa Collet Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, Pesquisador CNPq.
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica, Doença Crônica, Criança, Família.

Resumo

A doença crônica na infância altera a dinâmica da família. Objetivou-se compreender as implicações da condição crônica da criança para a sua família. Estudo qualitativo realizado na clínica pediátrica de um hospital público da cidade de João Pessoa, Paraíba, no período de Dezembro de 2011 a Março de 2012, com sete mães que acompanhavam seus filhos com diagnóstico de doença crônica há mais de seis meses. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta do material empírico e a interpretação temática para análise dos relatos. Nos resultados apresenta-se a categoria Implicações da condição crônica, com três temáticas: O momento do diagnóstico e o início do tratamento; Alterações impostas pela condição crônica no cotidiano familiar; Sentimentos dos familiares na vivência da condição crônica. As modificações na rotina da criança e sua família geram dor e sofrimento levando a um desgaste que pode ser minimizado com uma reorganização na dinâmica familiar, adaptando-se à nova realidade. O cuidado deve fundamentar-se nas demandas das famílias, com a implementação de estratégias qualificadas para o enfrentamento da condição imposta pela doença crônica na infância, minimizando seu impacto e contribuindo para a autonomia familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Silva, M. E. de A., Gomes, I. P., Machado, A. N., Vaz, E. M. C., Reichert, A. P. da S., & Collet, N. (2014). <b&gt;Implicações da condição crônica da criança para sua família / Implications of chronic condition of the child for its family. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 697 - 704. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.20816
Seção
Artigos originais