<b>Avaliação do impacto da diabetes mellitus na qualidade de vida de idosos / Evaluation of the impact of diabetes mellitus on the quality of life of aged people<b/>

  • Eliane de Sousa Leite Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Servidora técnica administrativa da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras - PB, Brasil.
  • Juliana Almeida Marques Lubenow Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da UFPB. João Pessoa – PB, Brasil.
  • Maria Rosilene Cândido Moreira Doutora em Biotecnologia (RENORBIO). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFCG. Cajazeiras -PB, Brasil.
  • Marino Medeiros Martins Enfermeiro do Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB.
  • Iluska Pinto da Costa Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na UFPB. Docente da Escola Técnica de Saúde da UFCG. Cajazeiras – PB, Brasil.
  • Antonia Oliveira Silva Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFPB. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPB. João Pessoa - PB, Brasil.
Palavras-chave: Diabetes mellitus. Qualidade de vida. Idoso. Atenção primária à saúde.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de idosos com Diabetes Mellitus do tipo 2 acompanhados pelos profissionais da atenção básica. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizado no ano de 2011 com 68 idosos diabéticos cadastrados nas unidades de saúde do município de Cajazeiras – Paraíba, por meio da aplicação de um instrumento com variáveis sociodemográficas e outro para avaliar a qualidade de vida – Problems Areas in Diabetes Scale (B-PAID), versões brasileiras. Os resultados apontaram que, de maneira geral, o diabetes exerce impacto significativo na vida dos idosos mais jovens (com média de 68,84 anos), do sexo feminino (75%), com grau de escolaridade menor (60,3%) e menor tempo de diagnóstico da doença (média de 6,62 anos). Conclui-se que, embora a maioria dos participantes do estudo tenha manifestado um bom padrão de qualidade de vida relacionado à saúde, ter diabetes traz especificidades que variam de indivíduo para indivíduo, caracterizando o fenômeno como singular. Pode-se ainda conhecer as dimensões mais negativas causadas pela diabetes, possibilitando assim o planejamento de ações de promoção da saúde e prevenção voltadas a este grupo com vistas à melhoria da qualidade de vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Leite, E. de S., Lubenow, J. A. M., Moreira, M. R. C., Martins, M. M., Costa, I. P. da, & Silva, A. O. (2014). <b>Avaliação do impacto da diabetes mellitus na qualidade de vida de idosos / Evaluation of the impact of diabetes mellitus on the quality of life of aged people<b/&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 822 - 829. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.21353
Seção
Artigos originais