<b>Atenção de enfermagem à família do portador de transtorno mental: contribuições para educação permanente</b> doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.21569

  • Cláudia Mara de Melo Tavares Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem (NPECCSE). E-mail: claumara@vr.microlink.com.br.
  • Marcela Pimenta Muniz Enfermeira. Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico Ciência do Cuidado – UFF. Pesquisadora vinculada ao NPECCSE. Email: marcelapimentamuniz@gmail.com.
  • Andréa Damiana da Silva Elias Enfermeira. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial –UFF. Pesquisadora vinculada ao NPECCSE.
  • Marilei Tavares e Souza Psicóloga. Mestre em Ciência da Arte UFF. Pesquisadora vinculada ao NPECCSE. Email: marileimts@hotmail.com.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica, Comportamento de Ajuda, Família, Educação Continuada.

Resumo

O tema família é pouco abordado na formação do enfermeiro, embora seja assunto fundamental para processos de educação permanente nos serviços de saúde mental. Neste trabalho buscamos mostrar elementos para educação permanente com base em estudos realizados sobre os cuidados de enfermagem dirigidos às famílias de pacientes psiquiátricos. O estudo constitui-se de uma revisão integrativa realizada a partir de busca nas bases de dados Scielo e Lilacs no mês de Junho de 2011. A partir dos descritores enfermagem psiquiátrica, enfermagem familiar, família e comportamento de ajuda, selecionamos oito artigos, os quais foram tratados com base na análise temática de conteúdo. Verificamos que as ações dirigidas à família de indivíduos portadores de transtorno mental grave devem estruturar-se de maneira a favorecer e potencializar a relação entre os familiares, os profissionais de saúde e o Serviço, compreendendo o familiar como um parceiro singular e fundamental para o cuidado dispensado ao paciente. Os resultados do estudo oferecem subsídios para se tratar da atenção à família em processos de educação permanente dirigidos a enfermeiros de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Tavares, C. M. de M., Muniz, M. P., Elias, A. D. da S., & Souza, M. T. e. (1). <b>Atenção de enfermagem à família do portador de transtorno mental: contribuições para educação permanente</b&gt; doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.21569. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(4), 767-774. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i4.21659
Seção
Artigos originais