<b>Integralidade na saúde da família: limites e possibilidades na perspectiva da equipe / The entire family health: limits and possibilities in view of the team</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.21736

  • Marciele Moreira da Silva Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.
  • Maria de Lourdes Denardim Budó Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf - CCS - UFSM
  • Darielli Gindri Resta Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CESNORS), campus de Palmeira das Missões/RS.
  • Silvana de Oliveira Silva Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGenf/UFSM. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus de Santiago/ RS.
  • Sandra Beatris Diniz Ebling Enfermeira Mestre em Educação pela UNIJUÍ/RS. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus de Santiago/ RS.
  • Sandra Ost Rodrigues Martins Carvalho Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Docente na URI Campus de Santiago/ RS.
Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde, Serviços de Saúde, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou identificar limites e possibilidades para viabilizar a integralidade no cuidado à família em uma equipe de Saúde da Família a partir da perspectiva dos profissionais da saúde, em um município do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada direcionada aos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, utilizando a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que de acordo com os profissionais de saúde, as dificuldades para integralidade se referem à falta de tempo da equipe para planejar as atividades, deficiência na estrutura do serviço e limitações dos profissionais ao realizar procedimentos e intervenção técnicas-curativas. Consideram a experiências obtidas durante a formação e a trajetória profissional como uma possibilidade para alcançar um cuidado integral. Evidenciou-se a preocupação com a organização das práticas em seus aspectos mais técnicos, o que se sobrepõe a reflexões e discussões sobre a integralidade das famílias. Evidencia-se a complexidade presente no campo da saúde para consolidação de um cuidado integral, sendo que esse é fortemente influenciado tanto pelos profissionais, como pela dimensão organizacional e política dos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Silva, M. M. da, Budó, M. de L. D., Resta, D. G., Silva, S. de O., Ebling, S. B. D., & Carvalho, S. O. R. M. (1). <b>Integralidade na saúde da família: limites e possibilidades na perspectiva da equipe / The entire family health: limits and possibilities in view of the team</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.21736. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(1), 155 - 163. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i1.21736
Seção
Artigos originais