<b>Integralidade na saúde da família: limites e possibilidades na perspectiva da equipe / The entire family health: limits and possibilities in view of the team</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.21736

  • Marciele Moreira da Silva Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.
  • Maria de Lourdes Denardim Budó Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf - CCS - UFSM
  • Darielli Gindri Resta Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CESNORS), campus de Palmeira das Missões/RS.
  • Silvana de Oliveira Silva Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGenf/UFSM. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus de Santiago/ RS.
  • Sandra Beatris Diniz Ebling Enfermeira Mestre em Educação pela UNIJUÍ/RS. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus de Santiago/ RS.
  • Sandra Ost Rodrigues Martins Carvalho Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Docente na URI Campus de Santiago/ RS.

Resumen

O artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou identificar limites e possibilidades para viabilizar a integralidade no cuidado à família em uma equipe de Saúde da Família a partir da perspectiva dos profissionais da saúde, em um município do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada direcionada aos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, utilizando a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que de acordo com os profissionais de saúde, as dificuldades para integralidade se referem à falta de tempo da equipe para planejar as atividades, deficiência na estrutura do serviço e limitações dos profissionais ao realizar procedimentos e intervenção técnicas-curativas. Consideram a experiências obtidas durante a formação e a trajetória profissional como uma possibilidade para alcançar um cuidado integral. Evidenciou-se a preocupação com a organização das práticas em seus aspectos mais técnicos, o que se sobrepõe a reflexões e discussões sobre a integralidade das famílias. Evidencia-se a complexidade presente no campo da saúde para consolidação de um cuidado integral, sendo que esse é fortemente influenciado tanto pelos profissionais, como pela dimensão organizacional e política dos serviços.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Cómo citar
Silva, M. M. da, Budó, M. de L. D., Resta, D. G., Silva, S. de O., Ebling, S. B. D., & Carvalho, S. O. R. M. (1). <b>Integralidade na saúde da família: limites e possibilidades na perspectiva da equipe / The entire family health: limits and possibilities in view of the team</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.21736. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(1), 155 - 163. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i1.21736
Sección
Articulo originale