<b> A segurança dos profissionais da área da saúde na perspectiva da integralidade: uma reflexão teórica / The safety of the healthcare workers in integrality perspective: a theoretical reflection

  • Heliny Carneiro Cunha Neves Enfermeira. Mestre. Doutoranda do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Docente da FEN/UFG.
  • Milca Severino Pereira Enfermeira. Doutora. Docente e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-Goiás. Professora da Faculdade de Enfermagem da UFG.
  • Sergiane Bisinoto Alves Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e do Hospital das clínicas da UFG. Mestre. Especialista em Epidemiologia. Doutoranda do programa de Pós-Graduação da FEN/UFG.
  • Gisele Pinheiro Lima Aires Gomes Enfermeira. Mestre. Doutoranda do programa de Pós-Graduação da FEN/UFG. Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Maria Márcia Bachion Enfermeira. Doutora. Docente da FEN/UFG.
  • Adenícia Custódia Silva e Souza Enfermeira. Doutora. Docente da FEN/UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Palavras-chave: Saúde do trabalhador, Assistência integral à saúde, Educação continuada.

Resumo

O ambiente laboral organizado na perspectiva do princípio da integralidade pode induzir o profissional da saúde a se proteger e a se preocupar com a proteção do outro, contribuindo para um comportamento preventivo diante dos riscos. Realizar uma reflexão teórica sobre a segurança ocupacional do trabalhador em saúde na perspectiva da integralidade constitui-se objetivo desse ensaio. Os resultados são apresentados em dois temas: integralidade como fundamento da segurança no trabalho e a educação permanente como estratégia para o alcance da integralidade da segurança no trabalho. Conclui-se que a adesão dos profissionais da saúde às medidas de proteção necessita ser compreendida na perspectiva da integralidade. Deve permear um olhar sobre a gestão e a organização do trabalho e a proatividade individual do trabalhador para o agir coletivo na transformação da realidade do serviço. Exige-se uma articulação entre os profissionais do ensino e da prática para a formação, capacitação em saúde e segurança dos trabalhadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Neves, H. C. C., Pereira, M. S., Alves, S. B., Gomes, G. P. L. A., Bachion, M. M., & Souza, A. C. S. e. (2014). <b&gt; A segurança dos profissionais da área da saúde na perspectiva da integralidade: uma reflexão teórica / The safety of the healthcare workers in integrality perspective: a theoretical reflection. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 770 - 775. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.21927
Seção
Artigos de reflexão