<b> Vulnerabilidade a desastres naturais: implicações para a enfermagem / Vulnerability to natural disasters: implications for nursing

  • Andrea Gonçalves Bandeira Enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional da PUCRS; Mestre em Enfermagem; Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRGS; Professora assistente da FAENFI/ PUCRS. Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Saúde da Família na Comunidade- NEESFAC.
  • Sandra Mara Marin Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Enfermagem pelo do programa de pós-graduação em Enfermagem UFRGS e Docente em Enfermagem Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Saúde da Família na Comunidade- NEESFAC.
  • Regina Rigatto Witt Professora. Doutora, Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Saúde da Família na Comunidade- NEESFAC.
Palavras-chave: Desastres Naturais, Vulnerabilidade a Desastres, Enfermagem, Promoção da Saúde.

Resumo

A crescente ocorrência de desastres naturais na contemporaneidade e o aumento de sua intensidade e gravidade colocam o desafio, para gestores, profissionais e população, do preparo para enfrentá-los, considerando as medidas que devem ser tomadas em relação a vulnerabilidade. Organizações internacionais indicam a necessidade de maior consciência da importância da redução de desastres, a fim de tornar as comunidades resilientes ao risco natural. Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as implicações para a enfermagem, baseada nos tipos de vulnerabilidade. A situação de desastre mobiliza vários atores, representantes da sociedade civil organizada, serviços de saúde, os quais desempenham papel relevante na prevenção, preparo, resposta e reconstrução. Essas situações têm repercutido internacionalmente, devido à disseminação de informações a respeito da vulnerabilidade das vítimas. Para o enfrentamento dessas problemáticas, apresentamos as implicações para a enfermagem nesses cenários, visto que esses profissionais compõem os recursos humanos da área da saúde em qualquer nível de atenção. Sua atuação deve dar-se tanto no preparo como na resposta à situação de desastre, que demanda atendimento imediato, eficaz e de qualidade, a fim de minimizar o risco às vítimas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Bandeira, A. G., Marin, S. M., & Witt, R. R. (2014). <b&gt; Vulnerabilidade a desastres naturais: implicações para a enfermagem / Vulnerability to natural disasters: implications for nursing. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 776 - 781. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.22135
Seção
Artigos de reflexão