<b>Familiar cuidador da pessoa com estoma/ Family caregiver of a person ostomy<b>

  • Elisângela Cerencovich
  • Sonia Ayako Tao Maruyama
Palavras-chave: Enfermagem Familiar, Cuidadores, Relações Profissional-Família, Saúde da família.

Resumo

Este estudo objetiva conhecer a vivência do familiar cuidador da pessoa com estoma. De abordagem qualitativa, teve como contexto um ambulatório de estomias, referência em Cuiabá - MT, cujos participantes foram oito familiares destes pacientes. Utilizou-se como estratégia para coleta de dados a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), feita de abril a novembro de 2012, por meio da filmagem. Após a análise temática, os resultados foram estruturados em duas categorias: 1. Cuidado na dimensão domiciliar, que relaciona ao que acontece no âmbito doméstico, suas relações com os familiares, envolvendo os cuidados de manutenção da casa, as demandas financeiras e os cuidados aos demais familiares; 2. Cuidado na dimensão pública, que diz respeito à assistência em saúde, previdência social e à manutenção do cotidiano de cuidado. O desfecho aponta que a vivência do familiar cuidador implica questões sociais e culturais, que devem ser reconhecidas pelos profissionais de saúde, em especial de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Cerencovich
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Hospital Universitário Julio Muller. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem Saúde e Cidadania (GPESC). Cuiabá, MT, Brasil.
Sonia Ayako Tao Maruyama
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Aposentada da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem Saúde e Cidadania (GPESC) FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil.
Publicado
2016-05-26
Como Citar
Cerencovich, E., & Maruyama, S. A. T. (2016). <b>Familiar cuidador da pessoa com estoma/ Family caregiver of a person ostomy<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1480 - 1490. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.22756
Seção
Artigos originais