<b>Percepção de familiares sobre a iniciação do uso de crack por adolescente / Perception of family about the iniciation of the use of crack for adolescent</b>

  • Daiana Foggiato de Siqueira Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM).
  • Claudete Moreschi Enfermeira. Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário de Lajeado (PPGAD/UNIVATES).
  • Dirce Stein Backes Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria – RS, Brasil.
  • Marlene Gomes Terra Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria – RS, Brasil.
  • Keity Laís Siepmann Soccol Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFSM. Santa Maria – RS, Brasil.
  • Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da UFSM. Santa Maria – RS, Brasil.
Palavras-chave: Família, Cocaína crack, Adolescente

Resumo

O estudo consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa, realizada em 2011 com 10 familiares de adolescentes usuários de crack internados em uma unidade de tratamento de desintoxicação de drogas. Como objetivo, pretendemos compreender a percepção do familiar em relação a situações que possam ter contribuído para o início do uso de crack pelo adolescente. Os dados foram coletados através da técnica de grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os familiares sentem-se culpados pela inserção do seu familiar ao uso de crack e em algumas situações transferem a culpa para outros membros da família. Ainda, percebem a influência das amizades e dos relacionamentos amorosos na inserção do seu familiar ao uso de crack. Considera-se que é necessário a família se envolver no cuidado aos adolescentes, estando próxima a eles no sentido de estar presente, de apoiar e orientar, pois esse é um período de muitas transformações em todos os aspectos da vida desses sujeitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-07
Como Citar
Siqueira, D. F. de, Moreschi, C., Backes, D. S., Terra, M. G., Soccol, K. L. S., & Mostardeiro, S. C. T. de S. (2015). <b>Percepção de familiares sobre a iniciação do uso de crack por adolescente / Perception of family about the iniciation of the use of crack for adolescent</b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 948 - 954. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.23019
Seção
Artigos originais