<b> Violência urbana: repercussões e consequências na assistência à saúde em uma Unidade de Saúde da Família / Urban violence: effects and consequences on health care in a Family Health Unit <b>

  • Cynthia Braz Machado
  • Donizete Vago Daher
Palavras-chave: Violência. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este estudo objetivou identificar as repercussões da violência urbana para o processo de trabalho dos profissionais no território de uma unidade de Saúde da Família e analisar as suas consequências à saúde dos profissionais e da população adscrita. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, cujos participantes foram 8 profissionais de uma unidade de Saúde da Família do município da região metropolitana II do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e procedeu-se à análise de conteúdo para o tratamento destes. Foi identificado que a presença da polícia na comunidade acaba gerando medo e tensão entre os profissionais entrevistados. A violência urbana acaba limitando o acesso e a oferta de ações de saúde, além de contribuir para o adoecimento dos usuários e profissionais de saúde. Portanto, há necessidade de parceria entre os setores saúde, justiça, educação, sociedade civil para que juntos possam construir coletivamente formas efetivas para o enfrentamento da violência urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Braz Machado
Enfermeira. Aluna do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
Donizete Vago Daher
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente no Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado e Saúde da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2016-05-26
Como Citar
Machado, C. B., & Daher, D. V. (2016). <b> Violência urbana: repercussões e consequências na assistência à saúde em uma Unidade de Saúde da Família / Urban violence: effects and consequences on health care in a Family Health Unit <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1445 - 1452. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.24480
Seção
Artigos originais