<b> O mundo do trabalho e as pessoas estomizadas: percepções e sentimentos/Working life and stomized people: perceptions and feelings<b>

  • Flávia Nascimento Teixeira
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
  • Patrícia Alves dos Santos Silva
  • Vanessa Cristina Maurício
  • Carolina Cabral Pereira da Costa
  • Karla Biancha Silva de Andrade
Palavras-chave: Estomas cirúrgicos. Reabilitação. Retorno ao trabalho. Saúde do trabalhador.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção das pessoas com estoma de eliminação sobre sua inclusão no mundo do trabalho. Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, realizada num hospital fluminense. Participaram do estudo sete estomizados, que frequentavam um grupo de apoio da instituição. A coleta ocorreu em agosto e setembro de 2013 por meio da entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados. Verificou-se que os participantes tinham sentimentos dialéticos em relação ao estoma, configurando-se como um elemento que salva vida, mas resulta em sofrimento psíquico por ocasionar uma forte ruptura no estilo de vida. Também se contatou sentimentos contraditórios em relação ao trabalho, pois ao mesmo tempo em que ele origina sentimento de utilidade e de inclusão social, também resulta em sentimento de medo da rejeição social. Conclui-se que as dificuldades de inclusão laboral percorrem as dimensões biopsicossociais desta população, carecendo de uma assistência integral e multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Nascimento Teixeira
Enfermeira. Especialista em Estomaterapia e Clínica Cirúrgica. Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Patrícia Alves dos Santos Silva

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Preceptora do Curso de Pós-Graduação em Estomaterapia da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Vanessa Cristina Maurício
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Enfermeira do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Carolina Cabral Pereira da Costa
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Docente do Centro Universitário Celso Lisboa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Karla Biancha Silva de Andrade
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta e subchefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Publicado
2016-06-07
Como Citar
Teixeira, F. N., Souza, N. V. D. de O., dos Santos Silva, P. A., Maurício, V. C., Costa, C. C. P. da, & Andrade, K. B. S. de. (2016). <b> O mundo do trabalho e as pessoas estomizadas: percepções e sentimentos/Working life and stomized people: perceptions and feelings<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 69 - 76. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.27282
Seção
Artigos originais