<b>Demanda de pacientes com diabetes mellitus em unidade de urgência de um Hospital Universitário/ Profile of patients with diabetes mellitus in the emergency unit of a University Hospital

  • Tatiane Aparecida Martins
  • Claudia Benedita dos Santos
  • Manoel Antônio dos Santos
  • Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues
  • Cesar Eduardo Pedersoli
  • Maria Lucia Zanetti
Palavras-chave: Diabetes mellitus. Necessidades e demandas de serviços de saúde. Serviços Médicos de Emergência. Enfermagem em emergência.

Resumo

Este é um estudo transversal, cujo objetivo foi identificar o perfil de pacientes com diabetes mellitus em Unidade de Urgência. A amostra probabilística foi constituída por 247 pacientes de um hospital do interior paulista, Brasil, em 2009. Um formulário estruturado, contendo variáveis sociodemográficas, clínicas e relacionadas às orientações de enfermagem, oferecidas na alta hospitalar, foi utilizado para obtenção dos dados nos prontuários de saúde. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva. Os resultados mostraram que os pacientes admitidos eram predominantemente do gênero feminino (53,4%), brancos (79,8%), com baixa escolaridade (76,6%) e idade entre 58 e 77 anos (50,2%); média de 62 anos e desvio-padrão de 15,3 anos. Quanto à procura pelo atendimento, os diagnósticos mais prevalentes foram: problemas cardiovasculares (22,3%) e cerebrovasculares (13%). O diabetes foi considerado motivo secundário para admissão no serviço, o primário foi relacionado apenas à queixa principal do paciente. O tempo de internação foi, em média, de quatro dias, com mediana de nove dias e desvio-padrão de 21,7. As orientações de enfermagem registradas em prontuário na alta hospitalar se restringiram aos retornos ambulatoriais. Há necessidade de melhor articulação da rede de atenção primária e hospitalar para redução da demanda evitável de pacientes com diabetes em unidade de urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Martins
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Claudia Benedita dos Santos
Estatistica. Professora da EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Manoel Antônio dos Santos
Psicólogo. Professor Associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues
Enfermeira. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Cesar Eduardo Pedersoli
Enfermeiro. Doutora (o) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Maria Lucia Zanetti
Enfermeira. Professora Associada da EERP-USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Publicado
2016-10-10
Como Citar
Martins, T. A., dos Santos, C. B., Santos, M. A. dos, Rodrigues, F. F. L., Pedersoli, C. E., & Zanetti, M. L. (2016). <b&gt;Demanda de pacientes com diabetes mellitus em unidade de urgência de um Hospital Universitário/ Profile of patients with diabetes mellitus in the emergency unit of a University Hospital. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(2), 312 - 320. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i2.28272
Seção
Artigos originais