<b> Condições clínicas de idosos vítimas de trauma musculoesquelético/ Clinical conditions of elderly who are victims of muscle-skeletal trauma

  • Samia Mara Barros Queiroz
  • Daisy Terezinha Reis Coutinho
  • Paulo César de Almeida
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes
  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Enfermagem. Idoso. Pesquisa em Enfermagem Clínica. Ferimentos e Lesões. Serviço Hospitalar de Emergência.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar as condições clínicas do idoso com traumas musculoesqueléticos. Estudo transversal, descritivo e observacional realizado com 133 idosos hospitalizados com traumas de membros inferiores. Os dados foram coletados entre janeiro e agosto de 2014. Aplicou-se formulário fundamentado na teoria de Henderson. As condições clínicas dos idosos foram avaliadas a partir das variáveis: quedas da própria altura, uso de medicação, acuidade visual e auditiva, comprometimento musculoesquelético, tabagismo, uso de álcool e doenças de base.  Analisou-se a associação entre a queda da própria altura e as características demográficas/clínicas pelos testes de 2 e razão de verossimilhança, calculou-se as RCs e seus IC95%. Predominou o sexo feminino (52,6%), média de idade 78,7±9,9 anos. Adoecimentos como hipertensão e diabetes favorecem a ocorrência de quedas. Verificou-se comprometimento da faixa etária de 79 a 98 anos com fraturas de colo de fêmur (RC= 1,07; IC95% 0,42-270) e trocânter (RC=1,52; IC95% 0,59-3,92). Dentre as necessidades fundamentais avaliadas, destacou-se: dependência total para alimentar-se, uso de fraldas, queda da própria altura, diminuição visual e fraturas de fêmur. Os resultados apontam para o despertar do enfermeiro no atendimento dessa parcela populacional de modo a planejar cuidados preventivos de complicações e reestabelecer sua capacidade funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia Mara Barros Queiroz

*Enfermeira. Doutoranda em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará(UECE).  Fortaleza, CE, Brasil. 

Daisy Terezinha Reis Coutinho
Enfermeira. Doutoranda em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde, UECE.  Fortaleza, CE, Brasil.
Paulo César de Almeida

 Estatístico. Professor Doutor, UECE. Fortaleza, CE, Brasil. 

Maria Vilani Cavalcante Guedes

Enfermeira. Professora Doutora, UECE. Fortaleza, CE, Brasil. 

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Enfermeira. Professora Doutora, UECE. Fortaleza, CE, Brasil. 

Publicado
2016-07-01
Como Citar
Queiroz, S. M. B., Coutinho, D. T. R., Almeida, P. C. de, Guedes, M. V. C., & Freitas, M. C. de. (2016). <b&gt; Condições clínicas de idosos vítimas de trauma musculoesquelético/ Clinical conditions of elderly who are victims of muscle-skeletal trauma. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(3), 530 - 537. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i3.28482
Seção
Artigos originais