<b> Conhecimento de homens jovens usuários de crack perante o HIV/ Knowledge of young male crack users on HIV

  • Agnes Caroline Souza Pinto
  • Adna de Araújo Silva
  • Fabiane do Amaral Gubert
  • Izaildo Tavares Luna
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
Palavras-chave: Adolescente, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Cocaína, Crack, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento e as situações de vulnerabilidade de homens jovens usuários de crack perante o HIV. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, realizada em uma comunidade terapêutica do município de Fortaleza-CE, entre janeiro e março de 2012. Participaram do estudo 10 jovens, com idades entre 18 e 24 anos. As informações foram coletadas por meio de anotações em diário de campo e de entrevista semiestruturada, e os dados obtidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram quatro categorias temáticas: quem são os usuários de crack?; o conhecimento acerca do HIV; prevenção; e situações de vulnerabilidade ao HIV. Os jovens demonstraram pouco conhecimento sobre a AIDS, com predominância de mitos, e se consideravam vulneráveis ao HIV, visto que o compartilhamento de cachimbos para o uso do crack e a perda da consciência favoreciam o não uso do preservativo durante as relações sexuais e a multiplicidade de parceiros. A pesquisa traz subsídios para que o profissional de saúde se aproprie das necessidades relatadas pelos jovens e planeje estratégias educativas que possam permitir uma reflexão sobre a temática das drogas e sua relação complexa com os vários fatores que cercam essa questão, inclusive o HIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes Caroline Souza Pinto
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, CE, Brasil.
Adna de Araújo Silva
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfermeira do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Fortaleza, CE, Brasil.
Fabiane do Amaral Gubert
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família RENASF/UFC/IOCRUZ. Fortaleza, CE, Brasil.
Izaildo Tavares Luna
Enfermeiro. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil.
Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
Enfermeira. Pós-Doutora em Global Community Health and Behavioral Sciences. Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil.
Publicado
2016-10-10
Como Citar
Pinto, A. C. S., Silva, A. de A., Gubert, F. do A., Luna, I. T., & Pinheiro, P. N. da C. (2016). <b&gt; Conhecimento de homens jovens usuários de crack perante o HIV/ Knowledge of young male crack users on HIV. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(2), 350 -357. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i2.29393
Seção
Artigos originais