<b>Relação entre estado nutricional e síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense<b>

  • Kátia Magaly Pires Ricarte UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Nelsianny Ferreira da Costa
  • Tamara dos Santos Lima
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva
  • Edina Araujo Rodrigues Oliveira
  • Luisa Helena de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Síndrome X metabólica, adolescente, estado nutricional.

Resumo

Estudo descritivo realizado em nove escolas da rede privada do município de Picos-PI. O objetivo foi analisar a relação entre o estado nutricional e a síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense. A amostra foi composta por 289 adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de um formulário contendo dados socioeconômicos, antropométricos e medidas hemodinâmicas. Na definição de síndrome metabólica considerou-se a presença de três das quatro variáveis: obesidade central; dislipidemia; pressão arterial elevada; e glicemia de jejum alterada. Para a análise estatística foi utilizada a versão 20.0 para Windows® (Statistical Package for the Social Sciences). Foi encontrado excesso de peso corporal em ambos os sexos, com relação aos componentes da síndrome metabólica, os adolescentes apresentaram alteração nos TG (9,7%), Colesterol Total (20,7%), LDL-C (22,2%), tolerância à glicose diminuída (2,4%), HDL-C abaixo do desejável (34,6%), níveis pressóricos elevados (12,2%) e risco cardiovascular (28%). Adolescentes com excesso de peso apresentaram maior probabilidade (OR=0,083) de desenvolver a síndrome metabólica. Conclui-se que o excesso de peso esteve relacionado à presença da síndrome metabólica entre os adolescentes pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Magaly Pires Ricarte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Educadora Física. Doutoranda em Biotecnologia. Professora Assistente I-DE da Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: magalyedf@gmail.com. Integrante do GPESC/UFPI.
Nelsianny Ferreira da Costa

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Joaquim Pires, Piauí, Brasil. E-mail: nelsianny_costa@hotmail.com. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva/GPESC/UFPI.

Tamara dos Santos Lima

Educadora Física. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: tamaralimaed.fisica@gmail.com. Integrante do GPESC/UFPI.

Ana Roberta Vilarouca da Silva
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: robertavilarouca@yahoo.com.br. Líder do GPESC/UFPI.
Edina Araujo Rodrigues Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: edinarasam@yahoo.com.br. Pesquisadora do GPESC/UFPI.

Luisa Helena de Oliveira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: luisahelena_lima@yahoo.com.br. Pesquisadora do GPESC/UFPI.

Publicado
2017-07-27
Como Citar
Ricarte, K. M. P., Costa, N. F. da, Lima, T. dos S., Silva, A. R. V. da, Oliveira, E. A. R., & Lima, L. H. de O. (2017). <b>Relação entre estado nutricional e síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.29703
Seção
Artigos originais