<b>Relação entre estado nutricional e síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense<b>

  • Kátia Magaly Pires Ricarte UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Nelsianny Ferreira da Costa
  • Tamara dos Santos Lima
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva
  • Edina Araujo Rodrigues Oliveira
  • Luisa Helena de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumen

Estudo descritivo realizado em nove escolas da rede privada do município de Picos-PI. O objetivo foi analisar a relação entre o estado nutricional e a síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense. A amostra foi composta por 289 adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de um formulário contendo dados socioeconômicos, antropométricos e medidas hemodinâmicas. Na definição de síndrome metabólica considerou-se a presença de três das quatro variáveis: obesidade central; dislipidemia; pressão arterial elevada; e glicemia de jejum alterada. Para a análise estatística foi utilizada a versão 20.0 para Windows® (Statistical Package for the Social Sciences). Foi encontrado excesso de peso corporal em ambos os sexos, com relação aos componentes da síndrome metabólica, os adolescentes apresentaram alteração nos TG (9,7%), Colesterol Total (20,7%), LDL-C (22,2%), tolerância à glicose diminuída (2,4%), HDL-C abaixo do desejável (34,6%), níveis pressóricos elevados (12,2%) e risco cardiovascular (28%). Adolescentes com excesso de peso apresentaram maior probabilidade (OR=0,083) de desenvolver a síndrome metabólica. Conclui-se que o excesso de peso esteve relacionado à presença da síndrome metabólica entre os adolescentes pesquisados.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Kátia Magaly Pires Ricarte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Educadora Física. Doutoranda em Biotecnologia. Professora Assistente I-DE da Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: magalyedf@gmail.com. Integrante do GPESC/UFPI.
Nelsianny Ferreira da Costa

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Joaquim Pires, Piauí, Brasil. E-mail: nelsianny_costa@hotmail.com. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva/GPESC/UFPI.

Tamara dos Santos Lima

Educadora Física. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: tamaralimaed.fisica@gmail.com. Integrante do GPESC/UFPI.

Ana Roberta Vilarouca da Silva
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: robertavilarouca@yahoo.com.br. Líder do GPESC/UFPI.
Edina Araujo Rodrigues Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: edinarasam@yahoo.com.br. Pesquisadora do GPESC/UFPI.

Luisa Helena de Oliveira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brasil. E-mail: luisahelena_lima@yahoo.com.br. Pesquisadora do GPESC/UFPI.

Publicado
2017-07-27
Cómo citar
Ricarte, K. M. P., Costa, N. F. da, Lima, T. dos S., Silva, A. R. V. da, Oliveira, E. A. R., & Lima, L. H. de O. (2017). <b>Relação entre estado nutricional e síndrome metabólica em adolescentes do semiárido piauiense<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.29703
Sección
Articulo originale