<b>Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público/ Violence and the school context: meanings for public education teachers<b>

  • Sheila Mara Pedrosa Universidade Federal de Goiás
  • Daniela Tavares Gontijo
  • Márcia Maria de Souza
  • Marta Angélica Iossi Silva
  • Marcelo Medeiros
Palavras-chave: Violência. Saúde escolar. Docentes.

Resumo

Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em escola pública de Goiânia-GO. O objetivo foi compreender os significados do fenômeno da violência, na perspectiva de professores de uma instituição pública de ensino. Os dados foram coletados, em grupos focais e observação participante, e analisados pelo método de interpretação de sentidos. Emergiram as categorias "O professor e a violência em seu contexto de trabalho" que diz respeito ao entendimento e estratégias utilizadas frente à violência no contexto de trabalho e "A influência da família na violência no contexto escolar", apresentando como os professores compreendem a influência da família no comportamento dos alunos. A pesquisa permitiu compreender a importância do trabalho intersetorial entre as áreas da saúde e educação, com apoio de instituições de ensino superior, para resguardar a função dos professores em sua essência. Percebemos, também, a necessidade de mais estudos sobre a influência das relações dos estudantes com suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Mara Pedrosa, Universidade Federal de Goiás
Enfermeira. Doutora em ciências da saúde, Núcleo de Estudos Qualitativos em Saúde e Enfermagem (NEQUASE/FEN/UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.
Daniela Tavares Gontijo
Terapeuta ocupacional. Doutora em ciências da saúde, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Márcia Maria de Souza
Enfermeira. Doutora em ciências da saúde, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Marta Angélica Iossi Silva
Enfermeira. Doutora em saúde pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Marcelo Medeiros
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Publicado
2016-07-01
Como Citar
Pedrosa, S. M., Gontijo, D. T., de Souza, M. M., Silva, M. A. I., & Medeiros, M. (2016). <b>Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público/ Violence and the school context: meanings for public education teachers<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(3), 397 - 404. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i3.29815
Seção
Artigos originais