<b>Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público/ Violence and the school context: meanings for public education teachers<b>
Resumo
Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em escola pública de Goiânia-GO. O objetivo foi compreender os significados do fenômeno da violência, na perspectiva de professores de uma instituição pública de ensino. Os dados foram coletados, em grupos focais e observação participante, e analisados pelo método de interpretação de sentidos. Emergiram as categorias "O professor e a violência em seu contexto de trabalho" que diz respeito ao entendimento e estratégias utilizadas frente à violência no contexto de trabalho e "A influência da família na violência no contexto escolar", apresentando como os professores compreendem a influência da família no comportamento dos alunos. A pesquisa permitiu compreender a importância do trabalho intersetorial entre as áreas da saúde e educação, com apoio de instituições de ensino superior, para resguardar a função dos professores em sua essência. Percebemos, também, a necessidade de mais estudos sobre a influência das relações dos estudantes com suas famílias.