<b>Práticas de autocuidado no primeiro ano pós-parto/ Self-care practices in the first year postpartum<b>

  • Áurea Fabrícia Amâncio Quirino
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari
  • Sandra Mara Maciel
  • Izabel Dayana de Lemos Santos Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0003-3559-5350
  • Fabiana Fontana Medeiros
  • Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli
Palavras-chave: Autocuidado, período pós-parto, promoção da saúde, saúde da mulher.

Resumo

O puerpério é um período complexo, vivido e percebido de forma singular pela mulher, no qual a assistência profissional deve ser pautada no cuidado integral, fundamentado em seu contexto sociocultural. O objetivo deste estudo foi avaliar possíveis associações da 'prática do autocuidado' referida pela mulher com indicadores sociodemográficos e com as exigências propostas na Teoria de Orem (universais, de desenvolvimento e de desvio de saúde), no primeiro ano pós-parto. Trata-se de um estudo transversal, aninhado em uma coorte prospectiva, realizado em um município do sul do Brasil, tendo como amostra 310 puérperas. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um formulário semiestruturado, em visitas domiciliares. Na análise estatística foi utilizado o Teste Qui-quadrado (p<0,05). A 'prática do autocuidado' se associou aos seguintes itens: faixa etária (p=0,043); renda (p=0,045); apoio do governo (p=0,025); percepção do que é cuidar de si (p=0,042); ingestão de frutas (p=0,039); sono (p=0,005); práticas (p=0,039) e frequência do lazer (p=0,037); retorno aos estudos (p=0,036); autopercepção de doença depressiva (p=0,005); tipo de parto (p=0,038), laceração e/ou episiorrafia (p=0,046). Os resultados identificaram que a prática do autocuidado pela mulher sofreu influências de sua idade, disponibilidade de recursos financeiros e de alguns determinantes presentes nas três exigências da Teoria de Orem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Fabrícia Amâncio Quirino
Enfermeira. Mestre. Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Barretos, SP, Brasil.
Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari
Enfermeira. Doutora, Adjunta do Departamento de Enfermagem. Área da Saúde da Criança e do Adolescente. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.
Sandra Mara Maciel
Odontóloga. Pós-Doutora. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.
Izabel Dayana de Lemos Santos, Universidade Estadual de Londrina
Enfermeira.  Mestranda em Enfermagem, Especialista em Saúde da Mulher com concentração Obstetrícia. UEL, Londrina, PR, Brasil.
Fabiana Fontana Medeiros
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Especialista em Obstetrícia. UEL, Londrina, PR, Brasil.
Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli
Enfermeira. Doutora, Associada do Departamento de Enfermagem. Área da Saúde da Mulher e Gênero. Centro de Ciências da Saúde, UEL, Paraná, Brasil.
Publicado
2016-07-01
Como Citar
Quirino, Áurea F. A., Ferrari, R. A. P., Maciel, S. M., Santos, I. D. de L., Medeiros, F. F., & Cardelli, A. A. M. (2016). <b>Práticas de autocuidado no primeiro ano pós-parto/ Self-care practices in the first year postpartum<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(3), 436 - 444. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i3.31787
Seção
Artigos originais