<b> Potencialidades e limites da visita domiciliar para identificar e abordar mulheres em situação de violência/ Potential and limits of home visits to identify and address women in situation of violence

  • Eliana Daniela Heisler
  • Ethel Bastos da Silva
  • Marta Cocco da Costa
  • Alice do Carmo Jahn
  • Jaqueline Arboit

Resumo

Este estudo objetivou apreender potencialidades e limites da visita domiciliar para identificar e abordar mulheres em situação de violência. Trata-se de uma pesquisa participante da qual participaram 38 profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) de seis equipes da Estratégia Saúde da Família de um município localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. A produção dos dados ocorreu entre novembro de 2015 e março de 2016, a partir de seis oficinas pedagógicas. Os dados foram analisados mediante análise temática. A visita domiciliar é potencial para identificar situações de violência contra as mulheres e observar as relações conjugais e familiares no ambiente doméstico. Como limites, constatou-se a presença do agressor e de familiares, a sobrecarga de trabalho na unidade e pouco tempo para abordar a questão. Para superá-los, os profissionais apontaram a criação de uma atmosfera privada e segura como proposta a ser efetivada através da persistência e planejamento das visitas. Incluir a visita domiciliar como tecnologia leve-dura voltada às mulheres em situação de violência como rotina na Estratégia Saúde da Família possibilita aprimorá-la como técnica de abordagem do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Daniela Heisler
Enfermeira. Especializanda em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI. Centro Universitário Internacional. Três Passos, RS, Brasil.
Ethel Bastos da Silva
Enfermeira. Doutora em Ciências, Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Marta Cocco da Costa
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da UFSM. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Alice do Carmo Jahn
Enfermeira. Doutora em Ciências, Professora Adjunta da UFSM. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Jaqueline Arboit
Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem na UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.
Publicado
2017-11-19
Como Citar
Heisler, E. D., Silva, E. B. da, Costa, M. C. da, Jahn, A. do C., & Arboit, J. (2017). <b&gt; Potencialidades e limites da visita domiciliar para identificar e abordar mulheres em situação de violência/ Potential and limits of home visits to identify and address women in situation of violence. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i3.35348
Seção
Artigos originais