<b> Atuação dos profissionais de saúde da família frente ao trabalhador rural exposto a agrotóxicos / Performance of health professionals from the family front of the rural worker exposed to pesticides

  • Letícia Martins Machado Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Santiago
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria
  • Alexa Pupiara Flores Coelho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Silviamar Camponogara Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde do Trabalhador Rural. Agrotóxicos. Saúde da Família.

Resumo

O objetivo foi conhecer a atuação dos profissionais de Estratégia Saúde da Família frente ao trabalhador rural exposto aos agrotóxicos. Foi adotado o delineamento qualitativo, descritivo. O estudo foi realizado com 15 profissionais de saúde de três Estratégias Saúde da Família. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática de conteúdo. Identificou-se que a atuação dos profissionais se restringia ao atendimento de problemas agudos dos usuários. O cuidado aos trabalhadores rurais era baseado na atenção curativista, com ênfase no alívio de sinais e sintomas de intoxicação. No âmbito preventivo, não se estabelecia fluxo de atendimento, não havendo ações planejadas e direcionadas à educação e sensibilização dos trabalhadores rurais em relação à exposição aos agrotóxicos. É possível concluir que a ruralidade não foi fator considerado no planejamento das ações nas Estratégias Saúde da Família. Para renovação da prática sugere-se a educação permanente, por meio da qual os profissionais de saúde possam se instrumentalizar teoricamente, para uma prática mais efetiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Martins Machado, Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Santiago
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Santiago. Santiago, RS, Brasil.
Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.
Alexa Pupiara Flores Coelho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista CAPES. Santa Maria, RS, Brasil.
Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.
Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.
Publicado
2017-12-21
Como Citar
Machado, L. M., Beck, C. L. C., Coelho, A. P. F., Weiller, T. H., & Camponogara, S. (2017). <b&gt; Atuação dos profissionais de saúde da família frente ao trabalhador rural exposto a agrotóxicos / Performance of health professionals from the family front of the rural worker exposed to pesticides. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i3.37051
Seção
Artigos originais