<b>Disposição para mudança de comportamento no planejamento da aposentadoria em trabalhadores pré-aposentados/ Aptitude for behavior change in the planning of retirement in pre-retirement workers <b>

  • Paloma de Souza Cavalcante Pissinati Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás, GO, Brasil.
  • Julia Trevisan Martins Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
  • Raquel Gvozd Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento, Aposentadoria, Saúde do Trabalhador, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se categorizar os estágios de mudança de comportamento no planejamento da aposentadoria de trabalhadores pré-aposentados. Pesquisa transversal, exploratória, quantitativa, realizada entre novembro de 2014 e abril de 2015, com 164 trabalhadores pré-aposentados de uma universidade pública do Norte do estado do Paraná. Os participantes responderam à Escala de Mudança em Comportamento de Planejamento da Aposentadoria, pautada em seis estágios: pré-contemplação, manifestada pela negação da aposentadoria; contemplação, reconhecimento da necessidade de mudança; preparação, tomada de decisão para agir; ação, implementação de ações favoráveis; recaída, regressões entre os estágios; e manutenção, persistência na execução de comportamentos saudáveis. Os dados foram analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. Identificou-se que não havia trabalhadores no estágio de pré-contemplação; 45,7% se encontravam na fase de recaída; e 35,3%, no estágio de ação. Os indivíduos demonstraram maior envolvimento com ações relacionadas à autonomia e ao bem-estar quando comparadas à área ocupacional-social. Assim, conclui-se que os participantes se encontravam em um momento de autorreflexão, caracterizado pelo abandono da prática de ações favoráveis à adaptação à aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.
Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM). Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, Rolândia, Paraná, Brasil.
Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
nfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.
Denize Bouttelet Munari, Universidade Federal de Goiás, GO, Brasil.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Julia Trevisan Martins, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEL. Londrina, Paraná, Brasil.
Raquel Gvozd, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.
Enfermeira. Doutoranda do PSE/UEM. Docente do Departamento de Enfermagem da UEL.
Publicado
2017-12-07
Como Citar
Pissinati, P. de S. C., Haddad, M. do C. F. L., Munari, D. B., Martins, J. T., & Gvozd, R. (2017). <b>Disposição para mudança de comportamento no planejamento da aposentadoria em trabalhadores pré-aposentados/ Aptitude for behavior change in the planning of retirement in pre-retirement workers <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i3.38310
Seção
Artigos originais