<b>O enfermeiro enquanto ser político-social: perspectivas de um profissional em transformação/ The nurse as a political-social being: perspectives of a professional in transformation<b>

  • Adriana Bitencourt Magagnin http://orcid.org/0000-0002-1607-9484
  • Luana Cláudia dos Passos Aires
  • Maria Alice de Freitas
  • Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann
  • Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Enfermagem. Papel do profissional de enfermagem. Educação em enfermagem. Cultura. Promoção da saúde.

Resumo

Introdução: O contexto nacional vivencia um período de intensa transformação política e social, no qual o Enfermeiro busca respostas às interrogações políticas que permeiam seu processo de trabalho. Objetivo: identificar quais as percepções dos discentes e docentes de pós-graduação sobre a atuação do Enfermeiro como ser político-social. Metodologia: Pesquisa qualitativa, articulada com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, o qual se constitui de: 1) Investigação dos Temas Geradores; 2) Codificação e Descodificação; e, 3) Desvelamento Crítico. A coleta de dados foi realizada em junho de 2017, durante uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na modalidade stricto sensu de uma universidade pública do sul do Brasil. Participam cinco discentes e duas docentes. Resultados: A reflexão resultou em três categorias: I – Reformulação formativa do “Ser Enfermeiro”; II - Emancipação a partir do conhecimento; e, III- Envolvimento político. A análise remete a importância da formação e transformações histórico-sociais para a inclusão da Enfermagem na atuação política. Conclusão: A atuação do Enfermeiro como ser político-social frente ao atual cenário de saúde pública reflete a conscientização de uma profissão em transformação, na qual se fazem necessários o empoderamento da classe e currículos pedagógicos mais críticos, que fortaleçam a progressão e solidifiquem a categoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bitencourt Magagnin
Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS). Prefeitura Municipal de Joinville - SC, Brasil.
Luana Cláudia dos Passos Aires
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido (GRUPESMUR). Professora assistente do curso de graduação em Enfermagem do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano de Santa Catarina – Bom Jesus IELUSC. Joinville – SC, Brasil.
Maria Alice de Freitas
Enfermeira. Mestranda pelo PEN/UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde à Pessoas Idosas (GESPI). Prefeitura Municipal de Joinville - SC, Brasil.
Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS). Florianópolis – SC, Brasil.

Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Florianópolis – SC, Brasil.
Publicado
2018-04-20
Como Citar
Magagnin, A. B., Aires, L. C. dos P., Freitas, M. A. de, Heidemann, I. T. S. B., & Maia, A. R. C. R. (2018). <b>O enfermeiro enquanto ser político-social: perspectivas de um profissional em transformação/ The nurse as a political-social being: perspectives of a professional in transformation<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.39575
Seção
Artigos originais