“O que está destinado a reunir”: cuidado infantil entre os Guarani Mbya

Palavras-chave: Cuidado da criança. População indígena. Cultura.

Resumo

Objetivo: Buscou-se compreender as significações e ressignificações do cuidado infantil entre os Guarani Mbya do Rio Grande do Sul. Metodologia: Foi realizada pesquisa qualitativa, cuja coleta utilizou-se de observação participante com confecção de diários de campo, com adultos e crianças, durante o ano de 2012, em uma aldeia indígena Guarani Mbya do Rio Grande do Sul. Os diários de campo foram analisados de acordo com a análise temática de Minayo. Resultados: A análise revelou que as práticas de cuidado às crianças moldam e são moldadas a partir da concepção Mbya de infância. As crianças são atores sociais fundamentais para a constituição do cuidado como o vínculo formador e unificador da sociedade, elas ensinam, aprendem e cuidam através das brincadeiras. Conclusão: Conclui-se que entre os Mbya, o cuidado às crianças permeia as relações de troca e organizações de parentesco, pois para ficar junto é preciso cuidar. Por fim, ensinam-nos a revalorização do cuidado como fundamento da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Professora Assistente do Curso de Medicina, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Iraí Maria de Campos Teixeira, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Pâmela Moraes Völz, Universidade Federal de Pelotas

Cientista Social. Doutora em Enfermagem, Assistente de Pesquisa do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.

Publicado
2019-03-13
Como Citar
Stofel, N. S., Teixeira, I. M. de C., & Völz, P. M. (2019). “O que está destinado a reunir”: cuidado infantil entre os Guarani Mbya . Ciência, Cuidado E Saúde, 18(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i1.41633
Seção
Artigos originais