Riscos ocupacionais no processo de trabalho do agente comunitário de saúde: revisão integrativa

Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde. Saúde do trabalhador. Riscos ocupacionais. Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar, na literatura científica, publicações sobre os principais riscos ocupacionais no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Método: Pesquisa qualitativa do tipo revisão integrativa de literatura, tendo como questão norteadora: Quais os riscos que os ACS estão expostos na sua atividade laboral? A coleta de dados ocorreu em maio de 2019, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a coleção principal da Web of Science, através do Portal de Periódicos da Capes. Resultados: Foram identificadas 43 publicações que, após a filtragem segundo critérios de inclusão e exclusão, culminou em uma amostra de 12 artigos. Foram identificados quatro tipos de riscos, apresentados no formato de categorias de análise, a saber: Riscos físicos; Riscos químicos; Riscos biológicos; Riscos psicossociais. Conclusões: Diante da tamanha relevância do ACS para a Estratégia Saúde da Família e a saúde pública, cabe a reflexão sobre as condições laborais nas quais estes profissionais se encontram e espera-se que gestores, os próprios ACS e demais profissionais se mobilizem para estruturar mecanismos de apoio e defesa desta categoria, minimizando e sanando os riscos ocupacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Rodrigues Alves Mesquita, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Enfermeira. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Raquel Soares Pedro, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
Magda Guimarães de Araujo Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Enfermeira. Doutora em  Enfermagem, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESP/UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Luciana Valadão Alves Kebian, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Enfermeira. Doutora em  Enfermagem, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Macaé, RJ, Brasil.
Amanda de Lucas Xavier Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutoranda em  Enfermagem – PPGENF – UERJ. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESP/UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Donizete Vago Daher, Universidade Federal Fluminense
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/DEMC/UFF). Niterói, RJ, Brasil.
Publicado
2019-07-01
Como Citar
Mesquita, B. R. A., Pedro, R. S., Faria, M. G. de A., Kebian, L. V. A., Martins, A. de L. X., & Daher, D. V. (2019). Riscos ocupacionais no processo de trabalho do agente comunitário de saúde: revisão integrativa. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i3.44343
Seção
Artigos de revisão