Risco relacionado ao consumo de tabaco e álcool em homens trabalhadores metalúrgicos

  • Rodinei Romero da Silva
  • Aroldo Gavioli
  • Sônia Regina Marangoni
  • Anai Adario Hungaro
  • Cleiton José Santana
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira
Palavras-chave: Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Programas de rastreamento. Enfermagem de atenção primária. Enfermagem do trabalho. Trabalhadores.

Resumo

Objetivo: Descrever o risco relacionado ao consumo de tabaco e álcool em trabalhadores metalúrgicos. Métodos: Estudo transversal com 180 trabalhadores de uma metalúrgica de grande porte, que responderam um questionário que abrangia variáveis sociodemográficas e dois instrumentos para rastreamento do consumo de drogas de abuso.Utilizaram-se estatística descritiva e regressão logística multinomial. Resultados: A maioria dos respondedores tinha entre 26 aos 45 anos, era casada, com filhos, católica, branca, com até 11 anos de escolaridade e conviveu com familiar usuário de álcool ou tabaco. Os níveis de risco moderado e elevado de consumo de tabaco e álcool foram, respectivamente, 19,4 e 3,3% e de 32,8% e 3,3%, sendo associados a:faixa dos 36 aos 66 anos, moradia não própria, ser católico, apresentar absenteísmo e convívio com familiar usuário. Conclusão: Os níveis de risco encontrados neste estudo foram semelhantes aos da população geral de homens. A maioria dos usuários de tabaco se encontrava nos níveis de risco que permitiam benefícios de políticas de cessação tabágica. Verificou-se, ainda, padrão do tipo binge drinking na maioria dos usuários de álcool, representado risco para morbimortalidade para causas externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodinei Romero da Silva
Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência, Hospital Maria Auxiliadora – Santa Casa de Maringá. Maringá, PR, Brasil.
Aroldo Gavioli
Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem - PSE/UEM, Hospital Universitário Regional de Maringá, Pesquisador do Centro de Controle de Intoxicações/HUM. Maringá, PR, Brasil.
Sônia Regina Marangoni
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem – PSE/UEM, Hospital Universitário Regional de Maringá, Pesquisador do Centro de Controle de Intoxicações/HUM. Maringá, PR, Brasil.
Anai Adario Hungaro
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem – PSE/UEM, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Marina da Gloria, pesquisadora do Centro de Controle de Intoxicações/HUM. Maringá, PR, Brasil.
Cleiton José Santana
Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem – PSE/UEM, Enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Londrina (SAMU), Pesquisador do Centro de Controle de Intoxicações/HUM. Londrina, PR, Brasil.
Magda Lúcia Félix de Oliveira
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN/UEM) e do PSE/UEM, Coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações/HUM. Maringá, PR, Brasil.
Publicado
2019-03-23
Como Citar
da Silva, R. R., Gavioli, A., Marangoni, S. R., Hungaro, A. A., Santana, C. J., & de Oliveira, M. L. F. (2019). Risco relacionado ao consumo de tabaco e álcool em homens trabalhadores metalúrgicos. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i3.44838
Seção
Artigos originais