Desvelando ações e interações de enfermeiros docentes na gestão do ensino

Palavras-chave: Docentes de Enfermagem, Educação Superior, Pesquisa em Administração de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Compreender as ações e interações desenvolvidas por docentes enfermeiros na gestão do ensino universitário.

Método: Estudo qualitativo, com aporte teórico-metodológico na Teoria Fundamentada nos Dados, desenvolvido em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, de abril a outubro de 2017, a amostragem teórica foi de 18 participantes, entre docentes e discentes. A análise de dados ocorreu mediante codificação aberta, axial e integração. Resultados: Os dados desvelaram que os enfermeiros docentes, frente ao despreparo para as atividades de gestão do ensino, desenvolvem seus conhecimentos e habilidades por meio da experiência, das relações com todos os envolvidos e desenvolvem a gestão participativa como estratégia de gestão.

Considerações finais: Os movimentos realizados por enfermeiros docentes na sua prática estão voltados ao compromisso da formação discente de qualidade.

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Biografia do Autor

Murilo Pedroso Alves

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. 

Kamylla Santos da Cunha
Enfermeira. Mestre em Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.
Giovana Dorneles Callegaro Higashi
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
José Luís Guedes dos Santos
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil
Alacoque Lorenzini Erdmann
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil

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Publicado
2019-07-02
Como Citar
Alves, M. P., da Cunha, K. S., Higashi, G. D. C., dos Santos, J. L. G., & Erdmann, A. L. (2019). Desvelando ações e interações de enfermeiros docentes na gestão do ensino. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i3.45139
Seção
Artigos originais