Pesquisa como princípio científico e educativo na formação do enfermeiro

Palavras-chave: Educação Superior, Pesquisa, Ensino, Enfermagem, Currículo

Resumo

Objetivo: Identificar como a abordagem do tema investigação científica pode contribuir para o desenvolvimento da competência científica na percepção de estudantes do curso de Enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória do tipo estudo de caso desenvolvida em um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se por meio de três grupos focais com 23 estudantes e de análise documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos na perspectiva teórica de Pedro Demo. Resultados: Dos dizeres, evidenciaram-se duas categorias: “Construindo a competência investigativa: definição, importância e momentos de aprendizagem” e “A competência científica em formação: a pesquisa como subsídio para a prática profissional”. Considerações finais: A competência investigativa para a formação do enfermeiro atribuiu-se aos arranjos curriculares, ao método da problematização, à estratégia pedagógica tutorial, ao papel do professor como ativador no processo ensino-aprendizagem em pesquisa e às atividades extracurriculares, para aperfeiçoamento da prática.

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Biografia do Autor

Janaína Recanello Begui, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bandeirantes PR.

Maria Helena Dantas de Menezes Guariente

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.    

Mara Lúcia Garanhani

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.  

Brígida Gimenez de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. 

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bandeirantes PR.  

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Publicado
2020-02-18
Como Citar
Begui, J. R., Guariente, M. H. D. de M., Garanhani, M. L., Carvalho, B. G. de, Ferrari, R. A. P., & Galdino, M. J. Q. (2020). Pesquisa como princípio científico e educativo na formação do enfermeiro. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.48380
Seção
Artigos originais