<b>O uso de equipamentos de proteção individual entre graduandos de cursos da área da saúde e a contribuição das instituições formadoras</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4893
Palavras-chave:
Riscos Ocupacionais, Equipamentos de Proteção, Vulnerabilidade em Saúde.
Resumo
O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a indicação de uso e manuseio dos equipamentos de proteção individual pelos alunos dos cursos de graduação da área de saúde e identificar a contribuição das instituições para a formação dos alunos sobre esta temática. Participaram do estudo 777 graduandos da área de saúde em instituições de ensino superior (IESs) do Estado de Goiás que cursavam o último ano. Os dados foram obtidos por meio de questionário previamente avaliado, observando-se os aspectos ético-legais. Os resultados revelam fragilidade no conhecimento dos alunos quanto à indicação de uso e manuseio dos EPIs, apesar de a maioria afirmar que os adota rotineiramente em suas atividades práticas. Verificou-se que várias disciplinas ao longo da graduação abordam a temática, porém o fazem de forma pontual, descontextualizada e sem coerência. Para um mesmo EPI foram identificadas diferentes indicações e formas de uso. Identificou-se fragilidade no processo ensino-aprendizagem nas IESs em estudo quanto à construção do conhecimento sobre o uso de EPIs. O estudo traz uma relação entre o conhecimento, a prática e o ensino dessas instituições.Downloads
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Publicado
2008-09-08
Como Citar
Souza, A. C. S. e, Silva, C. F., Tipple, A. F. V., Santos, S. L. V., & Neves, H. C. C. (2008). <b>O uso de equipamentos de proteção individual entre graduandos de cursos da área da saúde e a contribuição das instituições formadoras</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4893. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(1), 027-036. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i1.4893
Edição
Seção
Artigos originais