Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: abordagem das doenças crônicas não transmissíveis

Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Doença crônica. Currículo. Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias utilizadas para ensinar doenças crônicas não transmissíveis em um curso de graduação em Enfermagem. Métodos: estudo exploratório e documental, de abordagem qualitativa, desenvolvido no período de janeiro a março de 2016. O cenário foi um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública na região Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 15 estudantes e 11 professores por meio de entrevistas. Os dados documentais foram obtidos no Projeto Pedagógico do Curso e em 11 planos de ensino. A ordenação e organização dos dados seguiram a proposta de análise de conteúdo. Resultados: apontaram duas categorias: Prioridade no uso de metodologias tradicionais e Aproximações com as metodologias ativas de aprendizagem. Existem ações pontuais para a introdução de metodologias ativas em sala de aula, no entanto as metodologias tradicionais ainda são predominantes. As abordagens de ensino-aprendizagem ainda estão centradas no professor, direcionadas por conteúdos, com exposição e domínio dos conhecimentos dos docentes. Considerações finais: as mudanças esperadas nos cursos de graduação em Enfermagem são incipientes no que se refere à utilização de metodologias ativas de ensino.

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Publicado
2020-08-02
Como Citar
Maestri, E., Jussara Gue Martini, Daniele Delacanal Lazzari, Julia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Julyane Felipette Lima, Jeane Barros de Souza Lima, & Heloisa Schatz Kwiatkowiski. (2020). Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: abordagem das doenças crônicas não transmissíveis. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.50388
Seção
Artigos originais