A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros
Palavras-chave:
Pais e filhos, Educação infantil, Família.
Resumo
O presente estudo tem por objetivo descrever concepções e práticas adotadas por mães com nível superior de escolaridade, oriundas de dois contextos, na educação de seus filhos com idades entre dois e sete anos. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a) dois roteiros de entrevista, um para identificação e outro sobre família e educação de filhos; b) e um questionário elaborado a partir do “Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha”. Participaram 50 mães de nível universitário, com união marital estável e filho com idade entre dois e sete anos, sendo 25 de uma cidade do interior paulista e 25 de uma capital do Nordeste, identificadas a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades Privadas. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, elas primeiro passaram pelas entrevistas, que foram gravadas e, posteriormente, responderam ao questionário. A análise das entrevistas e dos questionários foi feita de forma quantitativa e interpretativa. Os resultados mostram pouca diferença nas práticas de mães dos dois contextos e, como eram todas de nível universitário, infere-se que, provavelmente, a influência da variação do contexto cultural nas práticas de educação de crianças seja menos evidente porque a maior influência é a do nível educacional.Downloads
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Publicado
2008-09-16
Como Citar
Moreira, L. V. C., & Alves, Z. M. M. B. (2008). A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(2), 175-183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i2.5073
Edição
Seção
Artigos originais