A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros

  • Lúcia Vaz Campos Moreira USP
  • Zélia Maria Mendes Biazolli Alves USP
Palavras-chave: Pais e filhos, Educação infantil, Família.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever concepções e práticas adotadas por mães com nível superior de escolaridade, oriundas de dois contextos, na educação de seus filhos com idades entre dois e sete anos. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a) dois roteiros de entrevista, um para identificação e outro sobre família e educação de filhos; b) e um questionário elaborado a partir do “Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha”. Participaram 50 mães de nível universitário, com união marital estável e filho com idade entre dois e sete anos, sendo 25 de uma cidade do interior paulista e 25 de uma capital do Nordeste, identificadas a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades Privadas. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, elas primeiro passaram pelas entrevistas, que foram gravadas e, posteriormente, responderam ao questionário. A análise das entrevistas e dos questionários foi feita de forma quantitativa e interpretativa. Os resultados mostram pouca diferença nas práticas de mães dos dois contextos e, como eram todas de nível universitário, infere-se que, provavelmente, a influência da variação do contexto cultural nas práticas de educação de crianças seja menos evidente porque a maior influência é a do nível educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Vaz Campos Moreira, USP
possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea (Universidade Católica do Salvador). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, pais e filhos, educação de crianças, creches e Psicologia do Desenvolvimento. Currículo Lattes
Publicado
2008-09-16
Como Citar
Moreira, L. V. C., & Alves, Z. M. M. B. (2008). A avaliação de mães sobre suas práticas de educação de filhos em dois contextos brasileiros. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(2), 175-183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i2.5073
Seção
Artigos originais