O uso da pedagogia da problematização como modelo pedagógico para curso de saúde da família a alunos de odontologia

  • Rodrigo Otávio Moretti-Pires Universidade Federal do Amazonas
  • Sonia Maria Villela Bueno USP
Palavras-chave: Odontologia, Processo ensino-aprendizado, Pedagogia da problematização.

Resumo

O artigo relata e analisa uma experiência pedagógica promovida para alunos do curso de Odontologia do terceiro e quarto anos de uma Faculdade de Odontologia particular do interior paulista. O curso caracterizou-se em uma vivência intensiva de capacitação em Saúde da Família, tendo como referencial educacional a pedagogia da problematização preconizada por Freire. Ao final do curso, os alunos responderam a um questionário semiestruturado registrando sua percepção quanto às diferenças, vantagens e desvantagens da utilização do modelo de ensino tradicional empregado na graduação e do modelo pedagógico utilizado no curso. Concluiu-se que a problematização é um modelo pedagógico que possibilita o aprendizado ativo, a relação dialógica entre os alunos e alunos-professor, além de ampliar a visão da realidade social e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Otávio Moretti-Pires, Universidade Federal do Amazonas
cente do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas especialista em Saúde da Familia Mestre em Saúde Pública (FMRP-USP) Doutor em Enfermagem Psiquiátrica (EERP-USP)
Publicado
2008-09-25
Como Citar
Moretti-Pires, R. O., & Bueno, S. M. V. (2008). O uso da pedagogia da problematização como modelo pedagógico para curso de saúde da família a alunos de odontologia. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(3), 294-300. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i3.5211
Seção
Relatos de experiência