Intervenções pedagógicas em educação para a saúde realizadas junto aos grupos indígenas kaingang de Ivaí e Faxinal no Paraná

  • Rosângela Célia Faustino UEM
  • Marta Chaves UEM
  • Max Jean Ornelas Toledo UEM
  • Lúcio Tadeu Mota UEM
  • Generoso Angelis Neto UEM
  • Marcos Rafael Nanni UEM
Palavras-chave: Educação em Saúde, Comunidades Indígenas, Saúde indígena.

Resumo

O presente trabalho expõe experiências de intervenções pedagógicas, em Educação para a Saúde, desenvolvidas junto aos grupos indígenas Kaingang de Ivaí e Faxinal, no Paraná, em decorrência dos resultados de pesquisas na área de saúde e meio ambiente, realizadas nos anos de 2004 a 2007, por pesquisadores do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História da Universidade Estadual de Maringá. As pesquisas e as intervenções pedagógicas que possibilitaram a elaboração e publicação de material pedagógico bilíngüe, Educação para a Saúde - Eg hárh ke to venhkarhrán e Terra Limpa – Ga Jãnhkri, tiveram apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente e da Fundação Nacional de Saúde. A metodologia utilizada pautou-se na elaboração de Projetos de Trabalho, possibilitando a ampla participação de professores e estudantes das instituições educativas existentes nas Terras Indígenas. Após a publicação e divulgação do material pedagógico, organizou-se um curso de formação de professores e agentes de saúde. Estas intervenções tiveram como objetivo a divulgação de informações provenientes dos diagnósticos e formulação de ações coletivas para o controle de doenças parasitárias existentes entre estas populações, visando a melhoria das condições ambientais e de saúde das áreas. Tanto as pesquisas como as intervenções foram desenvolvidas com a ampla participação das comunidades (grupos familiares, lideranças, professores índios e não-índios, auxiliares de pesquisa e estudantes) visando ao favorecimento da aprendizagem dos estudantes indígenas e ao desenvolvimento de práticas de saúde acessíveis à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Célia Faustino, UEM
Gossui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, ensino-aprendizagem, interculturalidade, multiculturalismo, alfabetização e bilinguismo Currículo Lattes
Publicado
2008-10-06
Como Citar
Faustino, R. C., Chaves, M., Toledo, M. J. O., Mota, L. T., Neto, G. A., & Nanni, M. R. (2008). Intervenções pedagógicas em educação para a saúde realizadas junto aos grupos indígenas kaingang de Ivaí e Faxinal no Paraná. Ciência, Cuidado E Saúde, 6, 433-441. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i0.5353
Seção
Artigos originais