Concepções pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: uma visão reflexiva dos alunos de graduação em enfermagem
Palavras-chave:
Ensino de enfermagem, Abordagem pedagógica, Pedagogia da problematização.
Resumo
A conduta docente e a concepção pedagógica no ensino sofrem transformações diante dos novos paradigmas que vêm surgindo. A concepção tradicional de ensino, fundamentada no autoritarismo do professor e na passividade do aluno, passa a dar lugar à pedagogia crítico-reflexiva. Nesse contexto, o objetivo de nosso trabalho foi verificar a concepção dos alunos sobre as diferentes abordagens pedagógicas. Desenvolvemos, para tanto, um estudo qualitativo descritivo-exploratório, analisando os dados por categorização. No geral, os alunos entendem a pedagogia da transmissão como “ganho de conhecimentos prontos e desarticulação entre teoria e prática”. Indicam o ensino do condicionamento, enfatizando resultados pelo estímulo e resposta, e caracterizam a pedagogia problematizadora como “busca de resolução de problemas que levam à transformação da realidade”, considerando, nesse processo, o aluno como “o agente central” e o professor como “o facilitador de conhecimentos”. Em suma, os sujeitos, coerentes em suas respostas, evidenciam as vantagens da pedagogia problematizadora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-10-20
Como Citar
Bueno, S. M. V., Ebisui, C. T. N., & Alves, M. C. (2008). Concepções pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: uma visão reflexiva dos alunos de graduação em enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 3(2), 137-142. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v3i2.5412
Edição
Seção
Artigos originais