Cuidados de enfermagem a uma paciente com AIDS à luz da variável espiritual do modelo teórico de Betty Neuman

  • Maria Socorro Soares UFPB
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega UFPB
  • Telma Ribeiro Garcia UFPB
Palavras-chave: Espiritualidade, Aids, Processo de cuidar.

Resumo

A espiritualidade é um importante suporte terapêutico para pacientes vivendo com HIV/aids. Este artigo descreve o processo de cuidar de uma paciente com HIV/aids, segundo a variável espiritual da teoria de Betty Neuman. A variável espiritual aponta a espiritualidade como teocêntrica por natureza, através da qual a pessoa busca significado e relacionamento com Deus, determinando como aspectos espirituais a dimensão espiritual, o bem-estar espiritual, necessidades espirituais, cuidados espirituais e angústia espiritual. Para que o cliente/paciente mantenha ou restaure o nível de bem-estar, a intervenção de enfermagem ocorre em nível primário, secundário e terciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Miriam Lima da Nóbrega, UFPB
Professora Associado do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Enfermagem pela UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do CCS/UFPB.
Publicado
2008-10-20
Como Citar
Soares, M. S., Nóbrega, M. M. L. da, & Garcia, T. R. (2008). Cuidados de enfermagem a uma paciente com AIDS à luz da variável espiritual do modelo teórico de Betty Neuman. Ciência, Cuidado E Saúde, 3(2), 187-194. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v3i2.5425
Seção
Artigos originais