Avaliação da visita domiciliar em programas na primeira infância: contribuições para a realidade brasileira
Resumo
Introdução: este estudo consiste numa reflexão sobre a avaliação da visita domiciliar em programas na primeira infância. Objetivo: discutir as dimensões envolvidas em um modelo de avaliação para a realidade brasileira, além da percepção dos autores a respeito do tema. Método: essa reflexão foi estruturada nos seguintes tópicos: dimensões envolvidas na avaliação da visita domiciliar e o processo avaliativo nos programas brasileiros. Considerando a centralidade e relevância da visita domiciliar nos programas brasileiros com foco na Primeira Infância e a tendência de consolidação dessa tecnologia como forma de intervenção adequada a programas dessa natureza, propõe-se organizar quatro dimensões para a avaliação das visitas domiciliares: dosagem, conteúdo, relacionamento e responsividade do participante. Resultado: avaliar a tecnologia de intervenção dos programas voltados para a primeira infância, no caso a visita domiciliar, permite investigar os processos que ocorrem durante a entrega das visitas domiciliares e abrir a “caixa preta” da intervenção, sendo possível elucidar problemas operacionais e propor recomendações para corrigi-las. Conclusão: o modelo proposto possibilita aos supervisores e tomadores de decisão acompanhar de forma sistemática e ajustar as dimensões que impactam nos resultados dos programas de visita domiciliar voltados para a Primeira Infância.
Downloads
Referências
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Agenda Regional para eldesarollo integral de laprimera infância. Brasil: informe de progreso de políticas de primerainfancia. São Paulo, SP. 2020. 20 p. Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/brasil-relatorio-progresso-politicas-primeira-infancia/
Yousafzai AK, Aboud FE, Nores M, Kaur R. Reporting guidelines for implementation research on nurturing care interventions designed to promote early childhood development. Ann N Y AcadSci. 2018;1419(1):26-37. DOI:10.1111/nyas.13648
Brasil. Ministério da Saúde. Guia para orientar ações intersetoriais na primeira infância. Brasília, 2018. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/phprjdlba_5e3064022386d.pdf
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. Parenting Matters: Supporting Parents of Children Ages 0-8. Washington, DC: The National Academies Press. 2016.
Leer J, Boo F, Expósito A, Powell C. A Snapshot on the Quality of Seven Home Visit Parenting Programs in Latin America and the Caribbean. Washington, DC: Inter-American Development Bank; 2015. (IDB Technical Note, 1083). Available from: https://publications.iadb.org/en/snapshot-quality-seven-home-visit-parenting-programs-latin-america-and-caribbean-0
Lombardi J. What policymakers need from implementation evaluations of early childhood development programs. Ann N Y Acad Sci. 2018;1419(1):17-19. DOI: 10.1111/nyas.13661
Paulsell D, Boller K, Hallgren K, Esposito A. Assessing home visit quality. Zero to Three. 2010;30(6):16-21. Available from: https://eric.ed.gov/?id=EJ926587
Manz PH, Power TJ, Roggman LA, Eisenberg RA, Gernhart A, Faison J, et al. Integrating the little talks intervention into Early Head Start: An experimental examination of implementation supports involving fidelity monitoring and performance feedback. Child Youth Serv Rev. 2017;79:87-96. DOI:10.1016/j.childyouth.2017.05.034
Schodt S, Parr J, Araujo MC, Rubio-Codina M. Measuring the quality of home-visiting services: a review of the literature. Washington, DC: Inter-American Development Bank; 2015. (IDB Technical Note, 881). Available from: https://publications.iadb.org/publications/english/document/Measuring-the-Quality-of-Home-Visiting-Services-A-Review-of-the-Literature.pdf
Hartz ZMA, Vieira-da-Silva LM (org). Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 275 p.
Berkel C, Mauricio AM, Sandler IN, Wolchik SA, Gallo CG, Brown CH. The Cascading Effects of Multiple Dimensions of Implementation on Program Outcomes: a Test of a Theoretical Model. Prev Sci. 2018;19(6):782-794. DOI:10.1007/s11121-017-0855-4
Roggman LA, Cook GA, Innocenti MS, Norman VJ, Boyce LK, Peterson CA. Home visit quality variations in two early head start programs in relation to parenting and child vocabulary outcomes. Infant Ment. Health J.2016;37(3):193-207. DOI:10.1002/imhj.21565
.Boller K, Daro D, Strong D, Zaveri H, Paulsell D, Hargreaves M, et al. Data Collection Instruments for the Evidence-Based Home Visiting to Prevent Child Maltreatment Cross-Site Evaluation. Washington, DC: Children’s Bureau, Administration for Children and Families, U.S. Department of Health and Human Services, October 2014. Available from: https://www.mathematica.org/our-publications-and-findings/publications/data-collection-instruments-for-the-evidencebased-home-visiting-to-prevent-child-maltreatment-crosssite-evaluation
Wasik BA, Mattera SK, Lloyd CM, Boller K. Intervention dosage in early childhood care and education: It’s complicated. OPRE Res Br OPRE 2013-15.2013.Available from:https://ideas.repec.org/p/mpr/mprres/65bc22bb6a384f7c9b93a82079416a66.html
Nygren P, Green B, Winters K, Rockhill A. What’s Happening During Home Visits? Exploring the Relationship of Home Visiting Content and Dosage to Parenting Outcomes. Matern Child Health J. 2018;22(Suppl 1):52-61. DOI:10.1007/s10995-018-2547-5
. Aboud FE, Prado EL. Measuring the implementation of early childhood development programs. Ann N Y AcadSci. 2018;1419(1):249-263. DOI: 10.1111/nyas.13642
Siqueira LD, Oliveira Reticena K, Nascimento LH, Abreu FCP, Fracolli LA. Home visit assessment strategies: A scope review. Acta Paul.Enferm. 2019;32(5). DOI:10.1590/1982-0194201900081
Tomlin AM, Hines E, Sturm L. Reflection in home visiting: the what, why, and a beginning step toward how. Infant Ment Health J. 2016;37(6):617-627. DOI:10.1002/imhj.21610
Zarnowiecki D, Nguyen H, Catherine Hampton, Boffa J, Segal L. The Australian Nurse-Family Partnership Program for aboriginal mothers and babies: Describing client complexity and implications for program delivery. Midwifery. 2018;65:72-81. DOI:10.1016/j.midw.2018.06.019
.Bromer J, Korfmacher J. Providing High-Quality Support Services to Home-Based Child Care: A Conceptual Model and Literature Review. Early Educ Dev. 2017;28(6):745-772. DOI:10.1080/10409289.2016.1256720
Korfmacher J, Frese M, Gowani S. Examining program quality in early childhood home visiting: From infrastructure to relationships. Infant Ment Health J. 2019;40(3):380-394. DOI:10.1002/imhj.21773
Shenderovich Y, Eisner M, Cluver L, Doubt J, Berezin M, Majokweni S, et al. Delivering a Parenting Program in South Africa: The Impact of Implementation on Outcomes. J Child Fam Stud. 2019;28(4):1005-1017. DOI:10.1007/s10826-018-01319-y
Sama-Miller E, Akers L, Mraz-Esposito A. Home Visiting Evidence of Effectiveness Review: Executive Summary. 2017. Available from:https://www.acf.hhs.gov/opre/resource-library/search?sort=recent.
Kaiser DE, Freitas TCS. Programa primeira infância melhor: percepções do visitador. Ciência, Cuidado e Saúde. 2010;9(1):81-90. DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.7195
Alves SS, Bezerra CC, Lima CRG. Supervisão da visita domiciliar para o desenvolvimento na primeira infância. Extensão em Ação. 2016;02(11):118-126. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/extensaoemacao/article/view/11835
Copyright (c) 2021 Ciência, Cuidado e Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.