Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado
Palavras-chave:
Incidentes críticos (técnica), Enfermagem-ensino-aprendizagem, Comunicação professor-aluno.
Resumo
A disciplina de Fundamentos de Enfermagem introduz o aluno em estágio, podendo gerar ansiedade e tensão. O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos/negativos relacionados à comunicação professor/aluno em estágio supervisionado, a partir da técnica dos incidentes críticos proposta por Flanagan (1973). Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Identificamos 331 relatos: 63 (19,09%) positivos e 268 (80,1) negativos. A positividade foi atribuída à presença solidária do professor, mediando o processo ensino-aprendizagem e a abertura para o diálogo; a negativid, às dificuldades que os professores tem para enfrentar o despreparo dos alunos ao vivenciar o primeiro contato com a prática. Isto se evidencia quando o aluno atribui à comunicação professor-aluno grande parte de suas angústias e ansiedades. Atitudes ríspidas e autoritárias denotam o despreparo do professor para trabalhar com situações emergentes e conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma efetiva.Downloads
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Publicado
2008-11-07
Como Citar
Valsecchi, E. A. de S. da S., & Nogueira, M. S. (2008). Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado. Ciência, Cuidado E Saúde, 1(1), 143-150. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i1.5684
Edição
Seção
Artigos originais