Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado

  • Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi UEM
  • Maria Suely Nogueira USP
Palavras-chave: Incidentes críticos (técnica), Enfermagem-ensino-aprendizagem, Comunicação professor-aluno.

Resumo

A disciplina de Fundamentos de Enfermagem introduz o aluno em estágio, podendo gerar ansiedade e tensão. O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos/negativos relacionados à comunicação professor/aluno em estágio supervisionado, a partir da técnica dos incidentes críticos proposta por Flanagan (1973). Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Identificamos 331 relatos: 63 (19,09%) positivos e 268 (80,1) negativos. A positividade foi atribuída à presença solidária do professor, mediando o processo ensino-aprendizagem e a abertura para o diálogo; a negativid, às dificuldades que os professores tem para enfrentar o despreparo dos alunos ao vivenciar o primeiro contato com a prática. Isto se evidencia quando o aluno atribui à comunicação professor-aluno grande parte de suas angústias e ansiedades. Atitudes ríspidas e autoritárias denotam o despreparo do professor para trabalhar com situações emergentes e conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi, UEM
praduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1980) , mestrado em Enfermagem Fundamental [Rib. Preto] pela Universidade de São Paulo (1999) , doutorado em Enfermagem Fundamental [Rib. Preto] pela Universidade de São Paulo (2004) e aperfeicoamento em Especialização e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1981) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Fundamental, Educação e Saúde, Ensino Clínico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de enfermagem, Enfermagem - ensino-aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Ensino Clínico. http://lattesuem.uem.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?&pTipoIdentif=1&pTipoRelat=1&pNroIdPessoa=2897&pCodOrigemCur=1
Publicado
2008-11-07
Como Citar
Valsecchi, E. A. de S. da S., & Nogueira, M. S. (2008). Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado. Ciência, Cuidado E Saúde, 1(1), 143-150. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i1.5684
Seção
Artigos originais