Objeção de consciência e aborto: opiniões e conhecimentos dos estudantes de enfermagem

Palavras-chave: Aborto, Aborto legal, Consciência, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as concepções dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade do Centro Oeste do Brasil acerca do conceito e utilização da ferramenta objeção de consciência em situações de abortamento. Métodos: estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, realizado entre os meses de março a abril de 2016. Participaram do estudo 46 acadêmicos do 7º ao 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário eletrônico enviado por e-mail individualmente aos estudantes. Utilizou-se a análise categorial; os relatos dos participantes foram fragmentados em unidades de significados. Resultados: emergiram duas categorias para cada questão do questionário eletrônico: (1) Meus preceitos morais e crenças vão contra o aborto e não sei se teria condições emocionais e psicológicas; (2) Não me lembro e Ferramenta Legal; (3) Discriminação e comprometimento do serviço e Liberdade de pensamento; (4) Mais consciência sobre nosso papel como profissionais de saúde e ampliar a visão dos estudantes sobre os aspectos éticos e humanitários. Considerações finais: a partir das concepções dos estudantes, percebeu-se que a objeção de consciência é de suma importância quando se trabalha com a temática do aborto e poderia ser mais amplamente abordada no processo de formação acadêmica.

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Biografia do Autor

Alessandra Lima Fontenele , Universidade de Brasília - UnB

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde (Bioética) pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB).  Brasília, DF, Brasil.

Jéssica Souza Paes Landim, Universidade de Brasília - UnB

Acadêmica de Enfermagem. Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. 

Pedro Henrique Souza Domingues, Universidade de Brasília - UnB

Acadêmico de Enfermagem. Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. 

Thaynara Oliveira Mendonça, Universidade de Brasília - UnB

Acadêmica de Enfermagem. Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. 

Graziani Izidoro Ferreira, Universidade de Brasília - UnB

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (PPGEnf). Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. 

Maria da Graça Camargo Neves, Escola Superior em Ciências da Saúde - FEPECS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Professora do Departamento de Enfermagem na Escola Superior em Ciências da Saúde (FEPECS), Brasília, DF, Brasil.

Dirce Bellezi Guilhem, Universidade de Brasília - UnB

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde (Bioética). Pós-Doutora em Bioética e Pesquisa com Seres Humanos. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. 

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Publicado
2022-10-18
Como Citar
Lima Fontenele , A., Souza Paes Landim, J., Souza Domingues, P. H., Oliveira Mendonça, T., Izidoro Ferreira, G., Camargo Neves, M. da G., & Bellezi Guilhem, D. (2022). Objeção de consciência e aborto: opiniões e conhecimentos dos estudantes de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.59417
Seção
Artigos originais