O compromisso da ciência em investigar o comportamento da covid-19 à longo prazo

Palavras-chave: COVID-19, Ciência, Pandemia

Resumo

A maioria das pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2, agente causal da doença infecciosa denominada coronavírus (COVID-19), desenvolve doença respiratória leve a moderada e se recuperam sem a necessidade de um tratamento hospitalar. No entanto, uma em cada seis pessoas infectadas ficam gravemente doente(1). Com um vírus de alta transmissibilidade e letalidade, a pandemia de COVID-19 tornou-se um problema de saúde global que colocou, em um curto período de tempo, cientistas de vários países do mundo a pesquisarem sobre diversos aspectos que envolvem a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento e Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Rosana Rosseto de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da graduação do Centro Universitário Ingá (Uningá). Maringá, Paraná, Brasil.

Maria Aparecida Salci, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do departamento de enfermagem e do program de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

World Health Organization – WHO.WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Disponível em:https://covid19.who.int/table. Acesso em: 20/05/2021.

Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Comunicado Cruesp nº 01/2021 - Sobre a aprovação das vacinas contra a Covid-19. Disponível em:https://www2.unesp.br/portal#!/aci_ses/notas-e-comunicados/comunicado-cruesp-n-01-2021/ Acesso em: 20 mai 2021.

Publicado
2021-11-04
Como Citar
Mutsumi Tsukuda Ichisato, S., Rosseto de Oliveira, R., & Salci, M. A. (2021). O compromisso da ciência em investigar o comportamento da covid-19 à longo prazo. Ciência, Cuidado E Saúde, 20. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.61430
Seção
Editorial