<b>Serviços substitutivos de saúde mental e inclusão no território: contradições e potencialidades</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.6824

  • Leandro Barbosa de Pinho UFPel
  • Antonio Miguel Bañon Hernández Universidad de Almería
  • Luciane Prado Kantorski UFPel
Palavras-chave: Estudos de Linguagem, Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Reforma dos Serviços de Saúde, Política de Saúde.

Resumo

Este estudo pretende analisar o discurso de trabalhadores de saúde mental sobre a implantação dos serviços substitutivos no território. Objetiva-se apontar, no discurso, contradições e potencialidades da proposta, de modo a poder-se avançar nas discussões sobre o processo de consolidação da reforma psiquiátrica brasileira. O corpus deste trabalho constitui-se de entrevistas aplicadas a 17 dos 25 profissionais de saúde mental que trabalham em um serviço substitutivo de uma cidade da Região Sul do Brasil. O dispositivo metodológico que subsidiou a sistematização dos dados foi o “diagrama axiológico-discursivo”, construído a partir dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso. Os resultados mostram que os trabalhadores parecem tentar evitar o fechamento do serviço sobre si mesmo, apesar dos movimentos contrários que reforçam a tendência ao isolamento, ao encolhimento e ao esvaziamento do território. Esperamos que este estudo possa ajudar na problematização do movimento de reforma psiquiátrica no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Barbosa de Pinho, UFPel
Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP.
Antonio Miguel Bañon Hernández, Universidad de Almería
Professor Titular do Departamento de Filologia da Universidad de Almería (Espanha). Líder do Grupo de Pesquisa ECCO (Estudios Críticos sobre la Comunicación)
Luciane Prado Kantorski, UFPel
Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem.
Publicado
2010-07-01
Como Citar
Pinho, L. B. de, Bañon Hernández, A. M., & Kantorski, L. P. (2010). <b>Serviços substitutivos de saúde mental e inclusão no território: contradições e potencialidades</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.6824. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(1), 28-35. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i1.6824
Seção
Artigos originais