Vivências de mães com filhos em situação de emergência num serviço português de urgência pediátrica
Resumo
Objetivo: Descrever as vivências de mães no acompanhamento dos filhos em situação crítica; identificar os ganhos e limitações da presença/ ausência dos pais na sala de emergência, no acompanhamento dos filhos em situação crítica; e identificar as necessidades sentidas no acompanhamento dos filhos em situação crítica. Métodos: Estudo qualitativo, fenomenológico. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas a mães das crianças/ adolescentes vítimas de uma situação crítica, que necessitaram de cuidados de saúde emergentes num serviço de urgência pediátrica. Resultados: Da análise dos achados emergiram quatro temas centrais, “Eu: Mãe” (sentimentos e vivências da mãe), “Parte de mim: O meu filho” (vivências relacionadas com a interação com o filho), “Eu e os Outros: Profissionais” (necessidades, aspetos positivos e negativos) e “Eu aqui: Na sala de Emergência” (presença ou ausência e outros fatores). Considerações finais: A maioria das mães esteve junto aos seus filhos na sala de emergência, referindo a vivência de alguns sentimentos como angústia, impotência, desespero, mágoa e tristeza. As mães descreveram algumas estratégias para fazer face à situação crítica, identificou-se também a necessidade parental de ter um profissional dedicado à transmissão de informação. Verificou-se, ainda, a percepção de aspetos positivos e negativos quanto à performance dos profissionais de saúde.
sionais de saúde.
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