Chat sobre cateterismo gástrico como ferramenta para a aprendizagem em enfermagem pediátrica e neonatal

Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Neonatal, Educação em Enfermagem, Sondas Gástricas, TIC na Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de enfermagem a respeito do chat educacional sobre cateterismo gástrico em enfermagem pediátrica e neonatal. Método: Trata-se de um estudo documental retrospectivo com abordagem quali-quantitativa. Foram analisadas as avaliações preenchidas por 367 estudantes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior de São Paulo, após participação no chat educacional sobre cateterismo gástrico, no período de 2013 a 2022. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e, para análise e categorização das expressões escritas, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: O chat educacional foi considerado uma atividade importante para o aprendizado (86,6%) e para a prática (98,4%), gerando no aluno a necessidade de mais sessões de chat sobre outros temas tanto nas disciplinas de saúde da criança e do adolescente quanto em outras disciplinas (80,6%). Os estudantes sentiram-se tão motivados com a atividade que consideraram que o tempo de duração poderia ser aumentado. Conclusão: Concluiu-se que o chat educacional sobre cateterismo gástrico na criança atingiu o objetivo proposto, construindo o conhecimento de forma coletiva, auxiliando na autonomia do estudante no processo de ensino-aprendizagem, segundo a percepção destes.

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Biografia do Autor

Mayara Condé Brondi Delácio, Universidade de São Paulo

Enfermeira do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências.

Ligia de Lazzari Mazzo, Universidade de São Paulo

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura de Campinas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Natália Condé Brondi Delácio, Universidade de São Paulo

Enfermeira da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Mestre em Ciências.

Taison Regis Penariol Natarelli, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP.

Larissa Karoline Dias da Silva Cassemiro, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP.

Maria Cândida de Carvalho Furtado, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP/USP.

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EEPR/USP.

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Publicado
2023-10-22
Como Citar
Delácio, M. C. B., Mazzo, L. de L., Delácio, N. C. B., Natarelli, T. R. P., Cassemiro, L. K. D. da S., Furtado, M. C. de C., & Fonseca, L. M. M. (2023). Chat sobre cateterismo gástrico como ferramenta para a aprendizagem em enfermagem pediátrica e neonatal. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.69004
Seção
Artigos originais