<b>A prática docente de enfermeiros de instituições de saúde numa universidade privada</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8196
Palavras-chave:
Teoria de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Ensino.
Resumo
Tem-se a convicção de que, em cursos de graduação em Enfermagem, o ensino deve alicerçar-se em perspectivas humanistas e técnico-científicas e nas teorias de Enfermagem. A precariedade da inserção das bases teóricas da Enfermagem no desenvolvimento do processo de ensino reflete em seus resultados a qualidade da formação do futuro profissional. Estabeleceu-se como objetivo deste estudo identificar os referenciais teóricos de Enfermagem em que se baseiam os enfermeiros de instituições de saúde em atividades de docência. Foram utilizadas a abordagem qualitativa e a análise hermenêutica para interpretação das falas expressas nas entrevistas, estabelecendo-se as categorias relacionadas ao modelo teórico de Meleis, segundo as escolas de pensamento das necessidades, da interação e dos resultados da Enfermagem. Nestas categorias, entre a diversidade de conteúdos, identificaram-se em suas vertentes as teorias de Horta (escola das necessidades), de Orlando (escola da interação) e de Levine (escola dos resultados). A reflexão sobre este cenário trouxe como necessidade o desencadeamento do processo de discussão sobre concepções individuais e grupais inseridas nas crenças, princípios e práxis dos docentes ante uma atitude crítico-reflexiva voltada ao processo de ensino.Downloads
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Publicado
2009-09-11
Como Citar
Diniz, S. N., & Avelar, M. do C. Q. (2009). <b>A prática docente de enfermeiros de instituições de saúde numa universidade privada</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8196. Ciência, Cuidado E Saúde, 8(2), 176-183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i2.8196
Edição
Seção
Artigos originais