<b>A prática docente de enfermeiros de instituições de saúde numa universidade privada</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8196

  • Stael Nobile Diniz UnG
  • Maria do Carmo Querido Avelar UnG
Palavras-chave: Teoria de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Ensino.

Resumo

Tem-se a convicção de que, em cursos de graduação em Enfermagem, o ensino deve alicerçar-se em perspectivas humanistas e técnico-científicas e nas teorias de Enfermagem. A precariedade da inserção das bases teóricas da Enfermagem no desenvolvimento do processo de ensino reflete em seus resultados a qualidade da formação do futuro profissional. Estabeleceu-se como objetivo deste estudo identificar os referenciais teóricos de Enfermagem em que se baseiam os enfermeiros de instituições de saúde em atividades de docência. Foram utilizadas a abordagem qualitativa e a análise hermenêutica para interpretação das falas expressas nas entrevistas, estabelecendo-se as categorias relacionadas ao modelo teórico de Meleis, segundo as escolas de pensamento das necessidades, da interação e dos resultados da Enfermagem. Nestas categorias, entre a diversidade de conteúdos, identificaram-se em suas vertentes as teorias de Horta (escola das necessidades), de Orlando (escola da interação) e de Levine (escola dos resultados). A reflexão sobre este cenário trouxe como necessidade o desencadeamento do processo de discussão sobre concepções individuais e grupais inseridas nas crenças, princípios e práxis dos docentes ante uma atitude crítico-reflexiva voltada ao processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stael Nobile Diniz, UnG
Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1981), com: especialização em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1983); especialização em Processo de Cuidar em Enfermagem (2000) pela Universidade Guarulhos; Mestrado em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2006). Atualmente, sou professora assistente na Universidade Guarulhos. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Teorias de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem ao indivíduo adulto e idoso; Processo do Cuidar em Enfermagem: emergência, clínica e cirúrgica; Farmacologia Aplicada à Enfermagem; Administração Aplicada à Enfermagem. Ministro aulas relacionadas a minha área de conhecimento como: Fundamentos de Enfermagem e Urgência, Ecologia e Gestão Ambiental em Serviços de Saúde, ambas no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia; Processos Patológicos no Curso de Graduação em Psicologia; Socorros de Urgência no Curso de Educação Física (Licenciatura). Currículo Lattes
Publicado
2009-09-11
Como Citar
Diniz, S. N., & Avelar, M. do C. Q. (2009). <b>A prática docente de enfermeiros de instituições de saúde numa universidade privada</b&gt; - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8196. Ciência, Cuidado E Saúde, 8(2), 176-183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i2.8196
Seção
Artigos originais