<b>Significado da terapia de grupo para crianças autistas: percepção das mães</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i2.8844
Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Psicoterapia de Grupo, Socialização.
Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou descrever o significado da terapia de grupo para mães de crianças autistas e identificar a importância que estas atribuem ao grupo na socialização da criança. Foi realizado com mães de crianças autistas que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no município de Uberaba/MG. A amostra foi composta por oito mães, que concordaram em participar da pesquisa. A coleta de dados realizou-se no período de julho a novembro de 2008, por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se na análise temática de conteúdo, de onde emergiram três categorias temáticas: Benefícios da terapia de grupo para as crianças autistas; Participação familiar no grupo de terapia; Terapias associadas ao grupo. Os resultados evidenciaram que para estas mães a participação da criança na terapia de grupo significa a possibilidade de obter benefícios em sua convivência social e no seu desenvolvimento psicomotor e comportamental, bem como proporciona aos pais uma maior participação em seus cuidados e consequentemente a obtenção de maiores conhecimentos sobre este transtorno. Destaca-se a necessidade de visão e ação interdisciplinares no cuidado a estas crianças. Assim, a terapia de grupo, na visão destas mães, constitui uma importante estratégia na atenção à saúde da criança autista.Downloads
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Publicado
2010-09-23
Como Citar
Simões, A. L. de A., Rodrigues, L. R., Fonseca, M. de O., Machado, D. C., & Amaral, A. S. (2010). <b>Significado da terapia de grupo para crianças autistas: percepção das mães</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i2.8844. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(2), 278-284. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i2.8844
Edição
Seção
Artigos originais