<b>Acolhimento como estratégia do programa nacional de humanização</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8901

  • Carla Regina Andre Silva Instituto Federal de ciencia educação e tecnologia/ campus Rio Grande
  • Wilson Danilo Lunardi Filho FURG
  • Dirce Stein Backes UNIFRA
  • Rosemary da Silva Silveira FURG
  • Valéria Lerch Lunardi FURG
  • Ana Paula Andre Silva FURG
Palavras-chave: Acolhimento, Humanização da Assistência, Assistência Integral à Saúde.

Resumo

Neste estudo objetivou-se conhecer qual o entendimento de usuários, colaboradores e gestores de um Hospital Universitário sobre acolhimento e humanização da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde, para subsidiar o grupo de humanização da instituição. O estudo é exploratório-descritivo com abordagem qualitativa e foi desenvolvido no período de novembro de 2008 a março de 2009. A coleta de dados foi realizada por meio de dinâmica de grupo e os dados foram analisados por pelo método da análise temática. Para os usuários, o acolhimento e a humanização foram expressos pela resolutividade dos problemas que atingem sua condição de saúde. Para os colaboradores, o foco principal foram questões de relacionamento pessoal, e para os gestores, foi expresso como necessidade e obrigação de garantir a viabilidade da oferta da assistência. Ficou evidenciada a necessidade de compreender o ser humano em sua integralidade e de melhorar as relações interpessoais para que se tenha uma assistência à saúde mais acolhedora e humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Andre Silva, Instituto Federal de ciencia educação e tecnologia/ campus Rio Grande
Formada em enfermagem e Obstetricia em 1996 pela Universidade Federal de Rio Grande/FURG, em 2002 concluiu a especialização em Projetos Assistencias pela FURG e em 2003 a especialização em educação Pedagódica na Àrea de Enfermagem pela FIOCRUZ, em agosto de 2009 concluiu Mestrado em Enfermagem na FURG. Atuou como enfermeira assistencial nas áreas de psiquiatria, centro obstétrico, maternidade, clinica adulto e cirurgica, pediatria, UTI adulto e Pronto Socorro em instituição privada e federal, atuou também na rede basica municipal por dois anos. Atuou como docênte substituta na graduação de enfermagem e curso Técnico de Enfermagem. Atualmente é enfermeira do IF/RS campus Rio Grande. Já participou de varios projetos de ensino e Extensão entre eles a implementação da jornada de 30 hs semanais para a enfermagem no HU/FURG que vigora até atualidade na instituição após grande luta para alcançar esta conquista. De 2005 a julho de 2009 ocupou o cargo de Coordenadora de Enfermagem do HU/FURG. De agosto de 2009 até o momento atual atuo no IF/RS como Enfermeira.
Wilson Danilo Lunardi Filho, FURG
Enfermeiro, Professor Associado da Escola de Enfermagem da FURG, Doutor em Enfermagem.
Dirce Stein Backes, UNIFRA
Enfermeira, Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da UNIFRA, Doutora em Enfermagem.
Rosemary da Silva Silveira, FURG
Enfermeira, Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da FURG, Doutora em Enfermagem.
Valéria Lerch Lunardi, FURG
Enfermeira, Professora Associada da Escola de Enfermagem da FURG, Doutora em Enfermagem
Ana Paula Andre Silva, FURG
Professora de séries iniciais, discente do Curso de Letras Português/Espanhol da FURG.
Publicado
2011-10-27
Como Citar
Silva, C. R. A., Lunardi Filho, W. D., Backes, D. S., Silveira, R. da S., Lunardi, V. L., & Silva, A. P. A. (2011). <b>Acolhimento como estratégia do programa nacional de humanização</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8901. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(1), 035-043. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i1.8901
Seção
Artigos originais