<b>Acolhimento como estratégia do programa nacional de humanização</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8901
Palavras-chave:
Acolhimento, Humanização da Assistência, Assistência Integral à Saúde.
Resumo
Neste estudo objetivou-se conhecer qual o entendimento de usuários, colaboradores e gestores de um Hospital Universitário sobre acolhimento e humanização da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde, para subsidiar o grupo de humanização da instituição. O estudo é exploratório-descritivo com abordagem qualitativa e foi desenvolvido no período de novembro de 2008 a março de 2009. A coleta de dados foi realizada por meio de dinâmica de grupo e os dados foram analisados por pelo método da análise temática. Para os usuários, o acolhimento e a humanização foram expressos pela resolutividade dos problemas que atingem sua condição de saúde. Para os colaboradores, o foco principal foram questões de relacionamento pessoal, e para os gestores, foi expresso como necessidade e obrigação de garantir a viabilidade da oferta da assistência. Ficou evidenciada a necessidade de compreender o ser humano em sua integralidade e de melhorar as relações interpessoais para que se tenha uma assistência à saúde mais acolhedora e humanizada.Downloads
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Publicado
2011-10-27
Como Citar
Silva, C. R. A., Lunardi Filho, W. D., Backes, D. S., Silveira, R. da S., Lunardi, V. L., & Silva, A. P. A. (2011). <b>Acolhimento como estratégia do programa nacional de humanização</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8901. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(1), 035-043. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i1.8901
Edição
Seção
Artigos originais